Cidadeverde.com

Barack Obama: "Mandela foi um gigante da história"

Imprimir
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira (10) que Nelson Mandela foi um "gigante da história", que moveu bilhões pelo mundo.

Obama falou de maneira emocionada, durante a cerimônia em homenagem ao herói anti-apartheid, que reuniu milhares de sul-africano e dezenas de líderes mundiais no estádio Soccer City, em Soweto.

Foto: AP
O presidente dos EUA, Barack Obama, discursa nesta terça-feira (10) em homenagem a Nelson Mandela na África do Sul 

O americano, primeiro presidente negro dos EUA, disse que muitos líderes mundiais mostram solidariedade a Mandela, herói da luta contra a discriminação racial, mas "não toleram discordância de seu próprio povo".

Obama agradeceu ao povo sul-africano por ter "compartilhado" Mandela com o mundo. "Mandela é o último libertador do século XX", disse o presidente dos EUA.

O democrata afirmou que Mandela, morto na última quinta, mostrou ao mundo "o poder da ação". "Foi preciso um homem como Madiba para libertar não só os prisioneiros, mas os captores também", disse Obama.

O americano afirmou que as lutas que se seguem à obtenção da igualdade formal entre as raças ainda continuam. "Em todo mundo hoje, homens e mulheres ainda estão em prisões por conta de suas crenças políticas", disse Obama.

"Eu não estou à altura de Madiba, mas ele me faz querer ser um homem melhor", disse Obama. "Que Deus abençoe Nelson Mandela, que Deus abençoe a África do Sul", encerrou Obama.

Obama e Raúl Castro

Antes do discurso, o presidente americano apertou a mão do presidente de Cuba Raúl Castro. Ele também cumprimentou, com beijos, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O presidente americano chegou à cerimônia com cerca de uma hora de atraso, acompanhado por seus predecessores George W. Bush -que aplaudiu de pé o discurso do rival- e Bill Clinton.


Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais