Cidadeverde.com

Idosos abandonados em Teresina procuram por seus familiares

Os idosos José Ivaldo, 61 anos, Maria das Graças e Conceição Maria que moram pelas ruas de Teresina há mais de três anos tentam voltar para suas cidades de origem. A informação é do ambientalista Cleonilson Costa, que realiza uma pesquisa com os idosos. 


Segundo ele, José Ivaldo é natural de Buriti dos Lopes e veio tratar da saúde em Teresina há cerca de seis anos e nunca conseguiu retornar para sua cidade. Ele vive principalmente na avenida Homero Castelo Branco, na zona Leste. 


“As outras duas, Conceição Maria e Maria das Graças estão mais perturbadas e não sabem nem as suas idades. Elas vivem pelo Centro. Maria é de Floriano e Conceição de Viçosa-CE e também vieram tratar de doença, mas não conseguem voltar para casa”, relata o ambientalista. 


Ele reclama que o poder público não possui um cadastro destes moradores, que ficam sem auxilio algum. “Eles dormem em calçadas, debaixo de marquises e não são usuários de drogas ou viciados em bebidas, simplesmente vieram e não conseguem voltar. O IBGE vai fazer o cadastro ainda no próximo ano e o governo promete criar 150 mil pontos de abrigos em todo país, mas até agora não há nada sendo feito”, argumenta Cleonilson Costa. 


Casa do Caminho

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Trabalho e Cidadania (Semtcas) inaugurou ainda em 2011, um albergue chamado Casa do Caminho no Centro da cidade e que recebe moradores de rua que são acompanhados por educadores. Atualmente, em média 20 moradores de rua são atendidos por dia.  



Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais