Cidadeverde.com

2013: laboratório Raul Bacelar realiza 1,8 milhão de exames

Cerca de um milhão e 900 mil exames é a expectativa de atendimento até o último dia de 2013 no Centro de Diagnóstico Raul Bacelar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, que realiza a coleta e análise de mais de 100 tipos de exames para as unidades de saúde do município.

Até o fim do mês de novembro foram realizados um total 1.792.948 exames no local, entre laboratoriais e de citologia, que visa a detecção de câncer de colo de útero. Este número já superou os registros de 2012, que realizou cerca de um milhão e 750 mil procedimentos. “A expectativa é que o Raul Bacelar feche 2013 com mais de um milhão e 800 mil exames apenas na área laboratorial”, afirma a diretora Fátima Sá.

O laboratório atende uma média de 24 mil pacientes por mês, oriundos de 69 unidades básicas de saúde, 10 hospitais municipais e outros postos de coleta localizados em locais como a Maternidade Evangelina Rosa. Seu quadro funcional conta com bioquímicos, técnicos e auxiliares de administração, entre outros, que realizam análises nas áreas de hematologia, bioquímica, hormônios, imunologia básica, fezes, urina e voltados à detecção de tuberculose. 

Cada Unidade Básica de Saúde(UBS) gerenciada pela FMS, mantém um profissional chamado coletador, que durante a manhã realiza o cadastro e coleta das amostras dos pacientes da atenção básica. Carros de apoio passam todos os dias para recolher o material em bolsas térmicas, que são encaminhadas ao laboratório para triagem e distribuídas nos setores específicos. Os resultados são registrados e devolvidos aos locais de coleta para serem entregues aos usuários.

A rotina de exames do Raul Bacelar requer agilidade para que eles sejam entregues o mais rápido possível. Segundo o presidente da FMS Luiz Lobão, o objetivo é encurtar ainda mais o período entre coleta de amostras e entrega dos resultados. “A rapidez na entrega de exames é uma das etapas da processo de aprimoramento da atenção básica em Teresina. Quanto antes for possível receber o resultado do exame, mais eficientes serão as ações de saúde no combate de diversas doenças", frisa Lobão. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais