Cidadeverde.com

Vereador denuncia irregularidades no Seguro Safra no interior

O vereador Marcos Ribeiro (PR) denuncia irregularidades no recebimento da Garantia Safra no município de Anísio de Abreu (568 km de Teresina). Ele questiona o fato de que um funcionário público municipal e a esposa têm direito ao benefício, enquanto pessoas de renda inferior e desempregadas foram excluídas. 

Vereador Marcos Ribeiro

De acordo com os documentos apresentados pelo vereador ao Cidadeverde.com, o agente de endemias José Ailton dos Passos Ferreira está na lista de beneficiários, mesmo recebendo R$ 678 da prefeitura. Além disso, a esposa de Ailton, Ivanária dos Santos, também recebe a verba.

De acordo com o coordenador do Seguro Safra no Piauí, Matias Ribeiro Cabral, para receber o benefício é necessário que a renda familiar seja inferior a um salário mínimo e meio. Nesse quesito, o funcionário não está irregular, porém, também é obrigatório que apenas uma pessoa da família seja beneficiada.

"Duas pessoas da mesma família não podem receber a verba. Se isso está acontecendo, um dos títulos tem que ser cancelados. O benefício é familiar, não pessoal", explicou o coordenador, acrescentando que a denúncia tem que ser feita por escrito ao órgão.

O vereador Marcos Ribeiro denuncia ainda que pessoas de baixa renda ou até mesmo desempregadas, como Derenice Lima da Costa, não tiveram o cadastro aprovado. Já o coordenador do Seguro Safra esclareceu ao Cidadeverde.com que a lista de cadastrados deve passar por um conselho. 

"O cadastro das famílias é de responsabilidade do secretário de Agricultura de cada município e da Emater. Além disso, os beneficiados passam por um conselho composto por pessoas da prefeitura, sindicatos de trabalhadores rurais e entidades como igrejas e associações. Esse conselho tem que aprovar toda a lista de cadastrados", esclareceu.

A meta do governo para a safra de 2013/2014 é de que sejam cadastradas 120 mil famílias no Estado. O seguro é pago em cinco parcelas e o total é de R$ 850. 

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais