Cidadeverde.com

Superstição: Veja o que traz azar e o que "dá sorte" na virada do ano

Imprimir
O réveillon é a data mais supersticiosa do ano. Ao longo de décadas, pessoas do mundo inteiro desenvolveram uma série de rituais para serem realizados na virada, na esperança de trazer sorte para o ano que está nascendo. Mas, dentro desse clima de simpatias, há também uma lista de coisas que devem ser evitadas para não "dar azar". Por via das dúvidas, é melhor checar o que se deve e o que não se deve fazer na ceia das 0h do dia 1°.


Alimentação

Diferente do Natal, no réveillon dizem que não é bom comer aves. Para a justificativa há duas versões populares: uma é que as aves ciscam para trás e por isso não trazem prosperidade. A outra é que elas voam e levam para longe a felicidade de quem as come.


O ideal, dizem, é comer porco, já que fuçam para frente, e peixes, que também não nadam para trás. Também há orientações para comer frutas que dão muitas sementes, como romã e uva - elas representam a multiplicação e, para alguns, a fertilidade.


Carteira

Se o problema é financeiro, vale a pena ver se dá certo colocar uma folha de louro na carteira. Dizem que "chama dinheiro", também se coloca sete sementes de uva. Tudo isso deve passar o ano todo escondido em algum compartimento da carteira.


O que não se deve fazer é passar a virada sem nenhum centavo nos bolsos. Dizem que traz azar nas finanças durante todo o ano que está nascendo. Depois dessa, separe logo a nota de R$ 100, como garantia!

Sobre a folha de louro também acreditam que o primeiro arroz do ano deve conter o tempero, para trazer fartura.

Vestuário

As cores sempre causaram polêmica quando o assunto é virada do ano. Todos sabem que, por influência da Umbanda, o branco é o mais usado e simboliza a paz e a tranquilidade para o ano novo. Outras cores usadas comumente são amarelo, que representa a riqueza, o azul, que é saúde e bonança, o verde que é prosperidade e por aí vai. 


Entretanto, a orientação básica é nunca, jamais, never, usar roupas escuras, mesmo que não sejam inteiramente pretas. Segundo os mais supersticiosos, os tons escuros demais simbolizam o luto. A novidade é que as cores neutras também não são indicadas, elas não demonstram personalidade e deixam a pessoa "apagada".

Muitos acreditam ainda que se deve usar pelo menos uma peça de roupa nova durante a virada.

Companhia e pensamentos

Passar o ano novo sozinho pode trazer solidão o ano inteiro, é o que diz o censo comum. O ideal seria passar a virada rodeado de amigos e familiares próximos.


Mas, há também aqueles que acreditam que, se a festa na sua casa não está legal, colocar uma vassoura atrás da porta vai afastar os convidados, mesmo que a medida não garanta que isso acontecerá pelo restante do ano.

A mente, dizem, deve estar limpa de rancores e mágoas. Os pensamentos devem ser positivos e otimistas. Há quem acredite que pensar em coisas negativas influencia a vida como um todo traz azar para o ano inteiro.

Negócios

Entre os vendedores há uma crença bastante comum: nunca fazer a primeira venda do ano fiado. Isso pode representar um ano muito ruim, de azar financeiro. O ideal é que essa primeira venda seja paga em cash!

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais