Cidadeverde.com

Piauiense tenta achar irmão que "sumiu" em presídios de São Paulo

Imprimir
Para a piauiense Maria Antônia da Conceição, 54 anos, seu irmão sumiu. Preso desde 2007, ele foi transferido para o sistema prisional de São Paulo (SP). Ao descobrir a mudança, a desempregada visitou presídios do sudeste brasileiro e não conseguiu encontrar Antônio Nicolau de Sousa, 47 anos. 


O drama de fim de ano é reforçado pelo quadro clínico de Antônio Nicolau, que desenvolveu esquizofrenia dentro da prisão. 

Natural de Pio IX (PI), Antonio Nicolau foi preso em sua cidade no ano de 2007, acusado de assassinar o ex-marido de sua mulher. O crime ocorreu em São Paulo. 

O preso foi para a penitenciária Major César Oliveira, em Altos (PI). No dia 13 de agosto deste ano, Maria Antônia ligou para o presídio e foi informada que ele havia sido transferido. "Não me comunicaram nada. E é porque eles tinham meu celular e meu endereço. Entrei em pânico, pensei que tinham matado meu irmão", reclamou. 


Maria Antônia recebeu a informação de que seu irmão teria sido transferido para São José dos Campos (SP). Ao telefonar para lá, descobriu que Antônio estaria na Casa de Detenção Provisória Raposo Tavares, em Osasco (SP). Ao se dirigir para lá, em novembro, acabou barrada porque a documentação que ela levava não conferia com a do irmão preso. 

A piauiense recebeu informação de que seu uma pessoa com o mesmo nome do seu irmão estaria internada na emergência da unidade prisional. A dúvida persiste. "Será que é meu irmão mesmo ou alguém se passando por ele? Meu medo é que ele esteja morto", desabafa Maria Antônia, que é tutora de Antônio e única parente viva dele.


A irmã defende que Antônio pague pelo crime que cometeu, mas teme que ele morra como indigente se seu paradeiro não for descoberto. 

O Cidadeverde.com tentou contato nesta terça-feira (31) com as secretarias de Justiça do Piauí e de São Paulo, mas não obteve sucesso. 

Yala Sena e Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais