Cidadeverde.com

Vaga de fila para matrículas em creche é vendida por até R$ 100

Imprimir
Moradores do bairro Piçarreira, zona Leste de Teresina, denunciam à TV Cidade Verde que pessoas estão vendendo vagas na fila de matrículas escolares para a creche Mahatma Gandhi. O valor cobrado pelos “atravessadores” seria de, até, R$ 100.

Fotos: Reprodução TV Cidade Verde

“Desde o fim de dezembro de 2013 que essa prática vem acontecendo. Muitas mães estão se queixando. É que a creche só vai ofertar 17 vagas para novos alunos e tem gente se aproveitando disso”, denuncia a líder comunitária Lívia Carvalho.

Para garantir a vaga, mães estão acampando na calçada da creche. O processo de matrícula só deve ser iniciado no dia 9 de janeiro. Não raro, muitas crianças acompanham as mães nas jornadas pela garantia de uma oportunidade na rede pública municipal de ensino.



“Sei que a gente está correndo risco aqui. Estamos expostas a todo tipo de perigo, mas não dá pra desistir. A gente pensa mais é na educação dos nossos filhos. Mas a gente corre risco, corre mesmo”, explica a mãe, dona de casa, Joselita Alves.

Secretário se defende
De acordo com Kléber Montezuma, a rede de ensino de Teresina possui, atualmente, 303 escolas para atender a todas as faixas etárias das comunidades. Ele lembra que são mais de 100 mil vagas de ensino e que em 2014 serão mais 21 mil em oferta.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

“Temos vagas para todas as crianças. Essas filas estão acontecendo porque as mães acham as escolas boas e também querem que os filhos fiquem mais próximos de casa. Se for necessário, além da vaga vamos garantir o transporte escolar para os que ficarem longe”, disse o gestor.

Denúncia de venda de vagas
Sobre o assunto, o secretário municipal de Educação revelou que o caso não é da competência da pasta. “Teríamos que investigar se algum funcionário da creche estivesse envolvido. Mas quem se sentir lesado deve registrar boletim no Distrito Policial mais próximo”, esclarece Kléber Montezuma. 


O secretário também revelou que mais 17 novas escolas de educação infantil vão ser entregues até o fim de 2014. As regiões contempladas serão as com densidade demográfica de Teresina. 

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais