Cidadeverde.com

Prefeitura licita projetos de construção de galerias na capital

Imprimir
A Prefeitura de Teresina está realizando o maior trabalho já feito na área de saneamento para construção de galerias e escoamento das águas pluviais da cidade. A cada chuva forte que cai na capital, muitas ruas são tomadas pela água por falta de um sistema de galerias por onde a água possa correr. 

Por determinação do Prefeito Firmino Filho, a Secretaria Municipal de Planejamento está realizando a licitação de projetos executivos para a construção de galerias em vários pontos da cidade, somando R$ 18 milhões de reais. Algumas bacias já estão com os projetos licitados, como 1- Itararé, Extrema, Tancredo e Redonda; 2- Jockey, Horto e Nossa Senhora de Fátima;  3- Vermelha,Nossa Senhora das Graças e Monte Castelo; 4-Pólo  Empresarial Sul e Esplanada; 5- Macaúba, Pio XII, Vermelha e Monte Castelo;  6-Redenção, Tabuleta e São Pedro; Parque Ideal, 7-Renascença, Redonda e Novo Horizonte; e ainda a bacia que compreende Tabajara, Socopo, Morros, Verde Lar, Porto do Centro, Satélite, SAMAPI, Piçarreira e Zoobotânico, totalizando oito bacias.

A galeria da zona leste, iniciada na gestão passada, começou sem que houvesse o  projeto executivo de toda a sua extensão. Por isso, foram executados apenas os 52 metros iniciais da obra. A atual gestão concluiu o projeto de todo o restante da galeria e aguarda agora apenas a liberação da Caixa Econômica Federal para licitar a obra propriamente dita. É uma obra orçada em R$ 43 milhões, e considerada de extrema necessidade para Teresina, por isso o Prefeito pediu prioridade na sua execução.

Todas essas ações fazem parte do Plano de Drenagem Urbana de Teresina, que  é o primeiro passo para a solução do problema de escoamento das águas na capital, de forma planejada, segura e eficiente. As diretrizes apontadas vão desde a mudança na legislação municipal até a realização de obras importantes, como a construção de diques, ampliação dos condutos e a utilização de reservatórios de detenção na macrodrenagem.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais