Cidadeverde.com

14 mil alunos ocupam vagas de escolas de tempo integral no PI

Imprimir
O Piauí terá 20 novos Centros de Ensino de Tempo Integral na volta às aulas 2014. Desse modo, a rede estadual de ensino contará com 43 escolas em regime de tempo integral, o que beneficiará aproximadamente 14 mil estudantes. Os centros estão distribuídos em 26 municípios e funcionam nas modalidades: Ensino Fundamental, Médio e Profissional.

O programa de Tempo Integral propõe uma carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Dentro das horas por dia trabalhado, 1 hora é destinada para almoço, além de dois lanches. A carga horária disciplinar é distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o período diurno.

As atividades do programa são pautadas pelo protagonismo juvenil e pela pedagogia da presença. “Nossas ações são desenvolvidas dentro dessa pedagogia, pois nestas o estudante é autor da sua própria história e onde todos interagem constantemente”, afirma Alcina Sotero, coordenadora dos Centros de Tempo Integral.

As escolas escolhidas para participarem do programa necessitam de uma infraestrutura básica e as adequações são realizadas de maneira gradativa. Os valores investidos nesses centros educacionais já somam uma quantia de aproximadamente R$1.549.000,00. “As escolas para se tornarem centros de tempo integral precisam ter uma estrutura física mínima e a partir disso são realizadas as readequações, como refeitórios, quadras poliesportivas, dentre outras”, conta a coordenadora.

O processo de implantação dos Centros Integrais, além da questão física leva em consideração também a comunidade escolar, desse modo são realizadas reuniões com todos os envolvidos. “Inicialmente, é feita uma reunião com a escola e os profissionais onde é apresentado o programa e eles podem optar por participar ou não. O mesmo acontece com os pais e alunos”, esclarece a coordenadora Alcina Sotero.

Com o intuito de acompanhar e motivar o trabalho realizado nessas escolas, a coordenação dos centros de tempo integral realiza periodicamente reuniões para o estabelecimento de metas. “Em dezembro tivemos um encontro com todos para mostrar as diretrizes e estabelecer metas para o programa e agora em março realizaremos outro”, conta Alcina Sotero.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais