Cidadeverde.com

Fundações assinam termo para obra em hospital da Pedra Mole

Imprimir
A Prefeitura de Teresina e a Funaci (Fundação Padre Antonio Dante Civiero) - entidade que administra o Hospital São Carlos Borromeo, no bairro Pedra Mole - assinaram termo de compromisso na manhã desta segunda-feira (03) para manter a continuidade dos serviços do hospital. A superintendente da Funaci, Gardência Damásio, assinou o documento, que foi levado para o secretário de saúde, Noé Fortes, e para o promotor Enyr Marcos Pontes, da 29ª Promotoria de Justiça (ambos não puderem comparecer ao encontro).

Os vereadores Teresa Britto (PV), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Paulo Roberto da Iluminação (PTB), Rodrigo Martins (PSB), Edvaldo Marques (PSB), Dudu (PT), Paixão (PT), Antonio José Lira (DEM) e Aloísio Sampaio (PDT) também assinaram o termo, assim como o representante das comunidades da região da Grande Pedra Mole, Francisco das Chagas Bispo.

No termo de compromisso, fica garantido que a Prefeitura de Teresina fará a fiscalização do cumprimento as obrigações formalizadas no termo; a Funaci fará a reforma e ampliação das instalações do Hospital São Carlos Borromeo, com previsão de conclusão de seis meses, a contar do início das obras; e a Funaci deverá ainda manter os atuais serviços de urgência, diagnóstico, internação e atendimento ambulatorial nas especialidades de pediatria, clínica médica, psiquiatria e gastroenterologia.

Segundo Chagas Bisco, representante da comunidade, o termo de compromisso atende à principal reivindicação da comunidade: não paralisar os serviços do hospital. Ele explica que será construído um prédio-anexo que deverá comportar os atuais serviços prestados no local e depois a estrutura atual será reformada para implantação do projeto Cuidados Continuados, que consiste em receber pacientes pós-operados do HUT e HGV. "Esperamos que a Prefeitura e a Funaci respeitem esse termo e não paralisem os serviços do hospital. Não somos contra o projeto de Cuidados Continuados, apenas não queremos que fechem o hospital", defendeu.

A vereadora Teresa Britto lembrou da interferência da Câmara Municipal nas discussões, o que resultou na assinatura do acordo atendendo aos interesses das partes. "Ninguém saiu perdendo. Tudo foi feito pensando primeiro nas mais de 70 mil pessoas beneficiadas pelo hospital naquela região e também aos projetos da Funaci e da Prefeitura", explicou a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

O acordo encerra uma discussão que surgiu com a possibilidade de fechamento dos serviços do Hospital São Carlos Borromeo, na Pedra Mole. Em outubro de 2013, a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Teresa Britto, foi procurada por servidores do hospital e representantes da comunidade denunciando a proposta da Funaci de implantar o projeto Cuidados Continuados no local. Para isso, serviços como realização de cirurgias e ambulatório seriam fechados.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais