Cidadeverde.com

Vistoria encontra falhas na energia do HUT e promotor cobra melhorias

Imprimir
O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes expediu recomendação para que a Prefeitura resolva os problemas de fornecimento de energia elétrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). No dia 14 de janeiro, o Cidadeverde.com divulgou fotos de médicos operando um paciente com luzes de telefones celulares porque o gerador local havia falhado durante uma queda no fornecimento normal. 

Médicos operando no HUT após falha de gerador

Na recomendação da 29ª Promotoria de Justiça, especializada em Saúde Pública, o promotor pede a implantação de um prontuário das instalações elétricas e um Plano de Emergência e Contingência, além de chaves de reversão manual, que possam fazer com que a energia de outro gerador seja usada caso o primeiro falhe. 


O prazo para que Prefeitura, Secretaria de Saúde e direção do HUT respondam é de 30 dias, sob pena de serem tomadas medidas administrativas e judiciais.

Pontes requisitou que a coordenadoria de perícias e pareceres técnicos do Ministério Público fizesse uma vistoria. Um engenheiro eletricista constatou inadequações nas instalações elétricas, segurança operacional e contingência emergencial do HUT. 

A recomendação data de 31 de janeiro, mas foi divulgada para a imprensa nesta segunda-feira (3). 
 
Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais