Cidadeverde.com

Advogado preso acusado de roubo; OAB aciona Tribunal de ética

Imprimir
Ampliada às 14h35 (horário local)
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí - informou, através de nota, que o Tribunal de Ética e Disciplina abriu procedimento para apurar se houve falta de ética do advogado Ângelo de sousa, preso nesta sexta-feira (7) acusado de roubo de carga de cigarros. 

"Caso seja comprovada a participação do mesmo no crime, o TED adotará a punição cabível", diz a nota da OAB-PI. A entidade informa ainda que a comissão de prerrogativas da entidade também entrou no caso e acompanhou o procedimento de prisão.

Arquivo Cidadeverde.com
Fotos de Ângelo na época do roubo à joalheira em 2010


Atualizada às 13h
Um advogado e um rapaz foram presos acusados de assalto a uma carga de cigarro da Sousa Cruz roubada em Teresina na manhã desta quinta (6). Eles foram presos após um cerco feito próximo a um sítio em Timon, pela Polícia Rodoviária Federal e agentes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

O advogado foi identificado como Ângelo Diógenes de Souza, que já havia sido preso em 2010 por assalto à joalheria Diamantina do Comercial Carvalho e que em 2011 sofreu um atentado na avenida Barão de Gurgueia, na zonal Sul. Na época foram disparados dez tiros quando saía de sua loja de autopeças. 

O assalto à carga aconteceu ontem(06), às 9h30 próximo ao Mercado da Piçarra. A carga é rastreada e a Sousa Cruz acionou a Greco, que localizou o veículo na zona rural de Timon. A polícia fez um cerco ao sítio e foi identificada a movimentação suspeita de dois carros, com três pessoas. 


Por volta das 14 horas, foi preso um conhecido como Alex Dannys Veras Borges. Os policiais do Greco informaram que a PRF fez uma barreira entre Teresina e Timon e o advogado foi preso quando caminhava na pista sem camisa. Com ele, foi encontrada uma chave de um dos carros que foi apreendido pela polícia. A polícia demorou a identifica-lo, porque seu cabelo está grande, porém foi feito a comparação e chegaram à sua identidade. 


Diligências

De acordo com o delegado Menandro Pedro, após o assalto, começaram as diligências que culminaram na zona rural de Timon. “Eles estavam em um sítio a 15 quilômetros do centro de Timon e mais dez entrando numa estrada vicinal, ao lado da propriedade onde o Alemão foi preso na semana passada. Eles abandonaram os carros e entraram no matagal, mas nossos policiais conseguiram prender o Alex Magrão, outro conseguiu fugir e o Ângelo foi preso pela Força Tática da PRF”, destacou. 

O advogado Ângelo Diógenes estava sem camisa e com a chave de um dos carros usados no assalto dentro da cueca. Ângelo chegou a afirmar à PRF que estava de moto, que tinha dado problema e chegou a mostrar sua carteira da OAB, mas logo depois foi reconhecido. 


“Ele foi reconhecido, inclusive pela camisa que usava, pelas testemunhas do roubo da carga. Também encontramos mensagens trocadas nos dois celulares apreendidos, então são muitos indícios e provas contra os dois”, explicou Menandro Pedro. 

Carteira da OAB

Ainda em 2010, o Tribunal de Ética da OAB o absolveu da suspensão da carteira da Ordem. A maioria dos conselheiros entendeu que Ângelo de Souza ainda não havia sido julgado e condenado pela Justiça no caso. Por isso, a OAB não poderia suspender ou cassar a carteira.

Matérias relacionadas:
Advogado preso acusado de assalto a joalheria é absolvido na OAB/PI 
Cico acha munições e armas em apartamento de advogado 
Empresário e bacharel em Direito se calam durante acareação 


Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais