Cidadeverde.com

OAB: 70% dos presídios do Piauí estão em péssimas condições

Imprimir
A Ordem dos Advogados do Brasil revela em inspeção que 70% dos presídios do Piauí estão em péssimas condições de estrutura física. O coordenador do comitê de monitoramento permanente do sistema carcerário do país, advogado Lúcio Tadeu, disse que as condições físicas das 13 unidades prisionais estão precisando de adaptações urgente.


"Casa de Custódia e o presídio Irmão Guido estão com a estrutura obsoleta, principalmente nas instalações elétricas e hidráulicas onde os presos retiram os ferros (vergalhões), que viram armas dentro dos presídios", afirmou o coordenador.


O presidente da OAB/PI William Guimarães informou que as penitenciárias foram encontradas em situação degradante e superlotadas, com condições de segurança questionáveis e unidades desprovidas de vigilância eletrônica. "A reclamação é a falta de prestação jurisdicionária com atraso nos julgamentos", afirmou.


O relatório, que está sendo divulgado em coletiva de imprensa, constatou ainda a péssima qualidade das refeições e presos com distúrbios gastrointestinais, além de precário atendimento médico e odontológico aos presos. "Geralmente o fornecimento de medicamentos é feito pelos familiares", descreve o relatório.

Penitenciária Irmão Guido

O documento também constata que há mais de 900 vagas em defict no estado o Piauí que hoje tem 3155 presos e apenas 2238 vagas.

William Guimarães ressaltou que a OAB não teve nenhum impedimento nas visitas e que a obra nos dois pavilhões da Casa de Custódia se encontra paralisada.

A coletiva conta com a presença do Sindicato dos Agentes Penitenciários, o juiz José Vidal o corregedor Francisco Paes Landim um representante da Polícia Militar, a Defensoria Pública e o promotor Eloi Pereira de Sousa.






Flash de Yala Sena
Rayldo Pereira (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais