Cidadeverde.com

Em Sergipe, Robert Rios propõe criação de manual antivandalismo

Imprimir
O secretário estadual de Segurança, Robert Rios, comentou a onda de violência no país e declarou que as leis brasileiras protegem os adolescentes infratores. O gestor, que participa nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) de um encontro em Aracaju com secretários de Segurança de vários estados do Brasil, defendeu ainda uma um procedimento padrão para enfrentar e combater atos de vandalismos durante protestos. 


Os secretários vão escolher o novo presidente do Conselho Nacional de Segurança, processo que será coordenador por Robert Rios, por ser o mais antigo na função, e irão discutir vários temas. 

Robert Rios fez duras críticas à legislação brasileira no que diz respeito a punição de jovens infratores. “Infelizmente inventamos o bandido juvenil. Fabricamos esta nova modalidade que toma conta das cidades. Eles cometem crimes, são presos, mas depois são soltos e voltam a praticar os mesmos crimes nos mesmos lugares e com grande crueldade”, declarou.

O secretário piauiense disse ainda que o encontro será uma oportunidade para encontrar um procedimento padrão para enfrentar os atos de vândalos infiltrados nos movimentos sociais em manifestações a fim de proteger os cidadãos e evitar que continue ocorrendo mortes, como a do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, atingido por um rojão durante manifestação no Rio de Janeiro, na quinta-feira (6).

Rios diz ser contra a redução da maioridade penal, mas defende a criação de escolas presídios para abrigar adolescentes infratores e que eles sejam condenados a cumprir pena estudando, até a graduação completa. Robert Rios observa que o Estado não tem forças para combater o vandalismo porque a “polícia está com medo” de fazer o enfrentamento. “Não há um manual de atuação para definir as regras de como agir em casos como este”, explica, referindo-se aos atos de vandalismo detectados nas manifestações de protesto em várias cidades brasileiras.

Com informações do Infonet
Da Redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais