Cidadeverde.com

Fundação calcula trajeto para corso; Confira números dos 12 km da folia

Imprimir
A organização do Corso estima que mais de 26 mil pessoas devem participar da festa nas carrocerias dos caminhões. O trajeto tem 12 km para os foliões brincarem durante toda a tarde e noite do próximo dia 22. Para ter uma ideia de como poderão se comportar os caminhões em todos esses quilômetros, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves calculou o fator de ocupação do trajeto. 


As inscrições foram encerradas às 17h de ontem (14). No total, foram inscritos exatamente 400 caminhões. O número estava limitado em 800 veículos e pela nova regra não podem participar carros pequenos. A quantidade de caminhões disponíveis e o alto preço cobrado pelos proprietários na cidade podem ter inibido alguns pretensos participantes.

O Corso será distribuído entre o Centro de Formação de Policiais da PM (Cfap) e a Ponte Wall Ferraz, onde será a dispersão da folia.



A estimativa é que do Cfap ao supermercado Atacadão, pela avenida Marechal Castelo Branco, sejam acomodados 220 veículos nos 4.344 metros de percurso. Do Atacadão, na avenida Duque de Caxias, até a rótula da avenida Raul Lopes, 78 caminhões devem se seguir em fila indiana nos 1.552 metros.

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde


Depois, da avenida Raul Lopes até a ponte Juscelino Kubitschek (João XXIII), o trecho de 2.598 metros terá capacidade de comportar 130 veículos. Finalmente, nos 4.552 metros até a Ponte Wall Ferraz, serão colocados 228 caminhões. No total, o trajeto comportaria 526 veículos, 126 a mais do que a quantidade de inscritos. 


Os primeiros caminhões devem chegar ainda na sexta (21) na avenida para serem posicionados. Eles serão organizados em fila indiana. É na véspera e na manhã do dia da festa que os participantes costumam ornamentar os veículos. 

O cálculo da Fundação leva em conta uma base de ocupação de três pessoas por metro quadrado na carroceria de um caminhão de 14 metros.



Além disso, estima-se que 30% da área da carroceria deve ser destinada a freezeres e banheiros. Então, cada caminhão deve comportar 64 pessoas. O resultado desta multiplicação é que 26.481 pessoas pudessem curtir muita folia em cima dos caminhões. 

Porém, não há como estimar a quantidade de foliões que acompanharão a festa a pé. Ano passado, a Polícia Militar afirmou que mais de 200 mil foram à avenida. 


Este ano, a organização está aceitando a inscrição apenas de caminhões e não mais de veículos pequenos. A medida visa a facilitar o andamento do cortejo, possibilitando que todos brinquem. Ano passado, muitos carros não conseguiram entrar no trajeto. 



Para premiar a criatividade e a animação, a TV Cidade Verde lançou a promoção “Cidade Verde com você na folia”. A iniciativa vai ofertar para o grupo responsável pela melhor alegoria 1.200 latinhas de Skol, 30 fardos de refrigerante, 10 mesas e 40 cadeiras, uma super Caixa Térmica além da animação da CurtiSom da Skol. 


Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais