Cidadeverde.com

Piauí receberá mais de 10 mil cisternas para o Semiárido

Imprimir
Grande parte dos municípios piauienses estão situados no Semiárido. Com o objetivo de democratizar o acesso à água potável nessas regiões em que o índice pluviométrico é muito baixo e incentivar as práticas de segurança alimentar às famílias que residem na região.  O Governo do Estado, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, irá construir 10.800 cisternas, no Piauí, até 2015.

Até o mês de maio, todas as famílias serão cadastradas no Projeto Cisternas no Semiárido. Os critérios para a escolha das famílias serão baseados nos seguintes dados: renda familiar, maior número de crianças em idade escolar, maior número de pessoas com pessoas com deficiência, bem como o maior número de idosos por famílias.

As cisternas serão construídas com a finalidade de beneficiar o consumo humano, quanto à produção agrícola. Desse modo, será executada a construção de sete mil cisternas com capacidade de 16 mil litros, para o consumo humano, e três mil cisternas de 52 mil litros, para auxiliar os pequenos produtores na irrigação da produção agrícola.

Capacitações para o programa
Além das cisternas, os moradores dessas regiões receberão cursos de capacitação contemplando as mais diversas áreas. "As capacitações são realizadas para que essas comunidades possam administrar o recurso de maneira adequada. Além de permitir que estes sejam incluídos, pois a comunidade será capacitada para a atividade e receberão o pagamento quando estiverem executando o trabalho como, por exemplo, os pedreiros que construirão as cisternas", afirma Humberto Feitosa, diretor de Educação e Extensão Rural do Emater.

Estão previstos para o primeiro semestre deste ano 127 cursos de gestão de água para a produção agrícola; 29 capacitações de pedreiros para a construção das cisternas; 200 cursos de gerenciamento de recurso hídrico; 45 cursos de agente comunitário e 127 cursos de capacitação em sistema simplificado de irrigação.

Cerca de 39 municípios receberão as cisternas, os territórios piauienses beneficiados serão: Cocais, Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Guaribas, Carnaubais, Vale do Sambito, Rios Itaueira e Piauí, e, Chapada das Mangabeiras.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais