Cidadeverde.com

Ideb realiza estudo para reconstruir PI-459 em Betânia do Piauí

Imprimir
O diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Eliseu Aguiar, informou que o instituto está realizando um estudo hidrológico no trecho da PI-459 que rompeu pela segunda vez, em menos de 15 dias, há cinco quilômetros do município de Betânia, deixando a cidade isolada. 


Ele disse que o estudo vai avaliar se será preciso construir uma ponte ou apenas um bueiro triplo, já que o bueiro existente no local não suportou a força das águas do riacho Laranjo que aumentou por conta das chuvas. 

“No momento que recebermos o estudo e se ele apontar uma ponte vamos apresentar ao governador que deverá providenciar para que seja feita”, destacou Eliseu Aguiar. 


Ele disse que por enquanto, estão sendo tomadas outras medidas paliativas para retirar a cidade do isolamento. “Tem uma construtora trabalhando na região, que já está deslocando máquinas para realizar uma intervenção paliativa, mas não posso garantir que irá resolver por muito tempo. Como se o estudo apontar uma ponte, é um processo mais demorado e por isso temos que resolver de maneira urgente o problema o isolamento”, explicou o diretor do Idepi.

A rodovia tem apenas um ano de construída e Aguiar revelou que um estudo hidrológico não foi realizado durante a obra. “É uma obra que se arrastou o governo anterior e não havia problema de estrutura. O rompimento é pontual, mas não foi feito o estudo. Há 20 anos não acontecia isso que está acontecendo agora”, justifica. 

Isolamento

Os moradores continuam isolados, se arriscando por um desvio de dez quilômetros para chegarem a Paulistana. Metade da cidade continua sem energia e hoje o sinal de celular foi restabelecido utilizando um gerador de energia. 

Matérias relacionamentos:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais