Cidadeverde.com

Família Acolhedora tem edital lançado nessa quinta feira (13)

Imprimir
A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), da Prefeitura de Teresina, irá realizar nesta quinta-feira (13) o lançamento do edital de seleção das famílias acolhedoras para o serviço, “Partilhando Cuidado”, que vão atuar junto ao Abrigo Reencontro. A atividade acontecerá no auditório da Semtcas, a partir das 9h. 
 
O objetivo do evento é divulgar os serviços que vão ser realizados pelo abrigo dentro do município e a seleção que será feita para o projeto, bem como a socialização de informações para os profissionais que irão realizar o trabalho de acolhimento institucional e familiar no abrigo.
 
O serviço Família Acolhedora organiza o acolhimento de crianças de 0 a 12 anos afastadas do convívio familiar por meio de medidas protetivas (Eca, art.101) em residências de famílias acolhedoras cadastradas, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.
 
Os requisitos para ser uma família acolhedora são: Morar no município de Teresina no mínimo há dois anos; Ser maior de 21 anos sem restrição de gênero e de estado civil; Ser aceito por todo grupo familiar; Não apresentar problemas psiquiátricos, dependência de substâncias psicoativas nem estar respondendo a processo judicial; Poder participar do processo de capacitação, bem como reuniões estipuladas pela equipe técnica do serviço; Preencher o cadastro e apresentar declaração que não tem interesse  em adoção.
 
A família que se dispõe e é selecionada para o serviço receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 350,00 por criança acolhida e por, no máximo, dois anos, para despesas com o acolhimento.
 
“O edital contempla requisitos para a seleção da família acolhedora, que é uma das modalidades de atendimento que vai ser realizado pelo abrigo reencontro. Através dele vamos selecionar famílias, receber crianças que foram afastadas temporariamente da sua família de origem e inserindo as crianças nas residências dessas famílias. É um acolhimento familiar, diferente do acolhimento institucional, que seria quando a criança ficaria no abrigo, esse vai ser um acolhimento dentro da própria residência da família selecionada”, explicou a coordenadora técnica do Abrigo Reencontro, Shenara Lopes. 
 
O Família Acolhedora não é um meio para adoção, é uma forma de acolhimento temporário por no máximo dois anos, sendo que cada família pode acolher somente  uma criança, exceto quando se tratar de grupo de irmãos. Durante o acolhimento tanto a criança, quanto a família acolhedora e a família de origem receberão acompanhamento da equipe de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.
 
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, marcará presença no evento, assim como alguns secretários de municípios, vereadores, entidades conveniadas com a prefeitura e o sistema de garantia de direitos da criança e adolescente.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais