Cidadeverde.com

Embrapa vai instalar microdestilarias em propriedades no PI

Imprimir
Um plano de ação de transferência de tecnologia e inovação tecnológica para a produção de etanol pode mudar o perfil sócioeconômico da agricultura familiar no Piauí. A Embrapa Meio-Norte tem como meta para este ano a instalação de uma microdestilaria em uma comunidade agrícola de base familiar, em um município a ser definido, que será piloto em uma ação ampla de incentivo à agroenergia no Estado.

Além da microdestilaria bioflex, que será o núcleo de toda a ação, serão implantadas uma unidades de observação de cana-de-açúçar, sorgo sacarino, batata-doce e mandioca, para fortalecer o trabalho de pesquisa e divulgação. É meta também da Embrapa Meio-Norte realizar cursos de capacitação de manutenção e operacionalização de microdestilaria e caldeira, produção de etanol, cachaça, rapadura, açúcar mascavo e melaço.

“Queremos capacitar  também o pequeno agricultor  no cultivo de cana-de-açúcar e na produção de etanol e de outros produtos, para melhorar a renda familiar nas comunidades”, disse o pesquisador Marcos Emanuel Veloso, coordenador do plano de ação Transferência de Tecnologia e Inovação Tecnológica em Agroenergia para a Agricultura Familiar do Estado do Piauí.

O plano prevê também visitas técnicas de pesquisadores a microdestilarias instaladas nos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, onde a produção  de etanol e de cachaça de boa qualidade vem ganhando força na agricultura familiar. “Essas visitas serão de extrema importância para o fortalecimento do nosso trabalho no Piauí”, ressalta o pesquisador.

O pontapé inicial do plano de ação será dada na próxima semana, nos dias 17 e 18, com a realização, no Luxor Hotel, em Teresina, do Simpósio de Agroenergia para Agricultura Familiar, com a participação de experientes pesquisadores da Embrapa e de universidades, como palestrantes. O evento, o primeiro do gênero no Piauí, vai reunir técnicos, pesquisadores, professores, empresários e pequenos agricultores.

Para executar esse plano, a Embrapa Meio-Norte terá o aporte de R$ 500 mil, recursos do Tesouro Nacional, que foram alocados através de uma emenda parlamentar do deputado federal Jesus Rodrigues, do PT do Piauí.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais