Cidadeverde.com

Assembleia entrega título ao engenheiro Celso Pinheiro

Imprimir
Com a presença de presidentes dos Sindicatos de Engenheiros e de CREAs de vários estados, o engenheiro Murilo Celso Pinheiro - presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São paulo e presidente da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais Universitários Regulamentados - recebeu na manhã desta quinta-feira (20), o título de cidadania piauiense na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Antonio Uchôa (PROS).
 
Antonio Uchôa saudou a mesa, agradecendo as presenças de Antonio Florentino, do Sindicato dos Engenheiros do Piauí; José Tadeu Santos de Oliveira, José Luis Lins dos Santos da Federação Nacional dos Engenheiros e outras autoridades que compareceram à sessão.

 
Uchôa destacou que a engenharia tem contribuído para o desenvolvimento do Brasil, mas lamentou os problemas de Teresina,  onde o sistema de energia do Piauí é ultrapassado, "os fios da rede não podendo tocar nas árvores durante a chuva".
 
“Tivemos uma reunião com o ministro das Minas e Energia e ele alegou que a Eletrobras Piauí tinha sido uma das que mais recebeu recursos... Temos problemas sérios de mobilidade urbana com poucas pontes para cruzar o rio Poti. Precisamos de outras alternativas de transportes, numa capital que conta apenas 17% de rede de esgoto. Precisávamos de um piauiense com esse vasto conhecimento para ajudar a resolver esses problemas no nosso estado”, discursou.
 
Uchôa leu parte do currículo do homenageado. “Engenheiro eletricista formado em 1978, com especialização em Sistemas de Aterramento, iniciou sua carreira na Cesp (Companhia Energética de São Paulo) em 1980. Após a cisão da empresa, passou a atuar na Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), sendo hoje assessor da Presidência, licenciado para a atividade sindical. Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo desde 2001, vem trabalhando pelo seu aprimoramento, bem como expansão do quadro de associados, que já passam dos 50 mil, capacidade de negociação com as empresas e inserção política e institucional da entidade", citou.

"No comando da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) desde 2004, idealizou o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, grande instrumento de mobilização da categoria pelo desenvolvimento nacional sustentável. Na luta pela valorização profissional, liderou a criação da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), da qual está à frente”.
 
Falaram em seguida, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí, Antonio Florentino, e o homenageado, Murilo Celso de Campos Pinheiro, que agradeceu a homenagem e falou da sua emoção de agora ser conterrâneo de uma gente honrada e trabalhadora e de pertencer ao um estado onde se discute os problemas do Brasil.
 
Presentes à sessão, os presidentes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Piauí, Paulo Roberto Oliveira; do Rio de Janeiro, Modesto Ferreira dos Santos; da Paraíba, Alberto Maia (representante); presidentes dos sindicatos de engenheiros do Tocantins, Antonio Ciro Bovo; do Mato Grosso, Luiz Benedito de Lima Neto; do Acre, Sebastião Fonseca; de Roraima, Francisco Wolney; do Amazonas, Wisller; vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, João Carlos Bibo; diretor da Federação Nacional de Engenheiros (FNE), José Ailton Pacheco; Coordenado do Projeto Cresce Brasil da FNE; Fernando Palmesan; diretora regional Norte da FNE, Maria Odineia Santos; vice-presidente da FNE, Carlos Bastos Abrahan.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais