Cidadeverde.com

Juiz se impressiona com escola em Teresina que tem 0% de evasão

Imprimir
A convite do deputado estadual João de Deus (PT),  o juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Antônio Lopes, visitou a escola Raldir Cavalcante Bastos, no bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina. A escola é de tempo integral com 362 alunos e com os melhores índices do Estado. Há cinco anos ela tem 0% de evasão escolar com aprovação de 98,78% e reprovação de 1,72%.

Fotos: Yala Sena e Wilson Filho

Além do juiz, estava também o diretor da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa. A comitiva foi recebida pelo diretor da escola, Carlos Eduardo Soares Rodrigues que informou que desde 2009 o ensino é por tempo integral, onde além das aulas didáticas o alunos estudam música, dança, teatro, judô e capoeira.

Foto: Wilson Filho



Segundo ele, a luta da escola é transformar os alunos em cidadãos, integrando toda a família. "Muita gente pensa que tempo integral é pra tirar o aluno da rua e não é isso. A escola é para trabalhar os pais e familiares dos alunos e transforma-los em ciadadãos. É preciso ter interação com a família. Se a escola é ruim a responsabilidade é de todos, se a escola é boa quem ganha é a sociedade", afirmou o diretor.


O juiz falou com alunos e professores e visitou salas de aula, ele relatou que foi professor de matemática e só acredita no lugar onde existe "ordem e disciplina"e ressaltou que é importante os alunos terem aulas de cultura e oratória, o que ocorre na escola.


Célio, da Fazenda da Paz, assim como o juiz ficaram impressionados com o resultado positivo da escola. Em 2007, o IDEB do Raldir Cavalcante era de 3.7, em 2009, foi para 6.2 e em 2011 ele chegou a 6.9 entre as melhores do estado. A escola também oferece aulas de violão e redação para a comunidade, tem atendimento odontológico com aplicação de fluor e reforço escolar. " Estou encantado com essa experiência. Fui professor de matemática e voltei ao passado. Estou feliz por ver uma experiência tão exitosa", afirmou o juiz.


O deputado João de Deus disse que a proposta tem o objetivo de mostrar para o magistrado e para o Célio a experiência exitosa da escola por tempo integral no Raldir Cavalcante, para que isso seja referência para outras escolas.



Flash de Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais