Cidadeverde.com

Sindicatos lançam grupo da Comissão da Verdade no Piauí

Imprimir
Em maio de 2012 foi criada a Comissão Nacional da Verdade (CNV), através da Lei 12528/2011, que tem o objetivo de apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre os anos 1946 e de 1988, período em que o Brasil vivenciou o Regime Militar. Com essa Comissão, foram criados grupos de trabalho – GT’s, para discutir e apurar crimes durante a Ditadura Militar.

No Piauí, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/PI lançará nesta quinta-feira(03), às 11h no Auditório da Fetag/PI, o Grupo de Trabalho dos Sindicalistas e Trabalhadores Rurais, que apura crimes cometidos contra os mesmo durante o período do Regime Militar no Brasil. Esse GT será composto por centrais sindicais, sindicatos e entidades civis organizadas.


O GT da Verdade no Piauí conta com o apoio da presidente estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Elisangela Moura e de toda a Diretoria da Fetag/PI. Para o lançamento do GT da Verdade no Piauí, estará presente o Presidente Nacional da CTB, Adilson Araújo, que fará um debate sobre a conjuntura política vivida por sindicalistas durante o Regime. 

O GT irá produzir documentos em texto, fotografias e vídeos, por meio de depoimentos dos trabalhadores que foram torturados ou pessoas que tenham parentes mortos, principalmente militantes políticos, estudantes, sindicalistas e camponeses. Para as coletas de informações, será montada uma equipe de pesquisadores e colaboradores coordenados pelo presidente estadual da CTB e geógrafo, o professor Elton Arruda, o historiado e professor Cícero Damásio e pelo jornalista e fotógrafo Marco Gomes.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais