Cidadeverde.com

Areolino de Abreu não tem como abrigar mais detentos, diz gestora

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí afirma que o hospital psiquiátrico Areolino de Abreu não tem como abrigar os detentos do sistema prisional que devem ser transferidos do hospital penitenciário. Na visão de Leda Trindade, gerente de saúde mental da Sesapi, a unidade de saúde pode até fechar para atender só detentos, deixando desamparados outros pacientes com transtornos mentais. 

No Jornal do Piauí desta segunda-feira (21), o vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/PI, Carlos Edilson, afirmou que a instituição acionou a Secretaria de Justiça para que os presos que sofrem de transtornos mentais sejam transferidos para Areolino de Abreu. Atualmente, os detentos ficam isolados em áreas impróprias do hospital penitenciário, localizado entre Teresina e Altos.

De acordo com Leda Trindade, o Areolino de Abreu conta com 40% dos 160 leitos já destinados aos pacientes do sistema prisional. "Nós não podemos fazer desse hospital completo um hospital penitenciário, porque senão vamos chegar ao fechamento do único hospital psiquiátrico do Estado", alertou a gestora.

OAB, Defensoria Pública, Ministério Público e secretarias de Justiça e Saúde estão em discussão para encontrar uma solução para o problema. 

reportagem de Indira Gomes (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais