Cidadeverde.com

Campeonato Nacional de Badminton começa nesta quinta em Teresina

Imprimir
A partir de 10h desta quinta-feira (24), Teresina (PI) abriga uma verdadeira maratona esportiva que vai exigir muito esforço dos atletas e atenção da torcida. A segunda etapa do Campeonato Nacional de Badminton acontece no Therezina Hall com portões abertos ao público, que poderá acompanhar competidores de 11 Estados em mais de 300 jogos até domingo. 

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde


Foram montadas seis quadras no salão principal da casa de eventos. Por ela, 350 competidores devem disputar pontos no ranking nacional, que classifica para a seleção brasileira. O Grupo Cidade Verde fará a cobertura completa do evento.

A saída do eixo Rio-São Paulo proporcionou que Pernambuco e outros Estados do Nordeste enviassem delegações numerosas para o Piauí. Atletas locais, de diferentes clubes, também aproveitam o fator casa para economizar na despesa de viagens e tentar uma medalha com apoio da torcida.



As partidas serão disputadas nas modalidades simples e duplas masculinas, femininas e mistas, do Sub-11 ao Sub-19. Também haverá disputa no Parabadminton nas categorias específicas por tipo de deficiência.

O primeiro jogo da tabela envolve logo um atleta do Piauí. Na categoria Sub-15, Gustavo Silva, da Associação de Badminton do Grande Dirceu (Asbagdi), encara Alysson Rosalvo Silva, do Time Pernambuco, a partir de 10h da manhã.  



Estrutura
Reconhecido como uma das três forças do badminton de base brasileiro, ao lado de Rio de Janeiro e São Paulo, o Piauí também começa a ganhar espaço abrigando competições. Teresina já sediou uma Sul-Americano de Jovens e uma seletiva nacional. 

A novidade desse ano, além da etapa inédita do campeonato brasileiro, está no local, preparado para atender as exigências da modalidade. A luz, por exemplo, precisa ser lateral para não ofuscar a visão dos atletas nas rebatidas mais altas. A ventilação também merece cuidados por conta do peso leve da peteca, que viaja em alta velocidade. 


"A estrutura é muito boa porque o teto escuro favorece a visualização da peteca", elogia Sérgio Mendes, presidente da Federação de Badminton do Piauí (Febapi). "Na verdade, o Brasil não tem espaços próprios para o esporte. Esta vai ser uma das melhores estruturas do País". 

A capital piauiense sedia o torneio de olho em outra ação inédita. O Brasil é candidato a sediar o Pan-Americano de Jovens em 2015. Caso a candidatura seja vitoriosa, Teresina deve receber o torneio. Se o ginásio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) não ficar pronto a tempo, a casa de shows atenderá as exigências.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais