Cidadeverde.com

Teresina: Atletas de Parabadminton disputam vagas para Panamericano

Imprimir
Além do Campeonato Nacional Jovem de Badminton, Teresina está sediando a 1ª Etapa Nacional de Parabadminton. Duas das seis quadras do foram separadas para o torneio especial que reúne atletas do Piauí, Brasília, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás e São Paulo. Os jogos acontecem no Teresinahall neste sábado  (26) e domingo (27) e a entrada é gratuita. 

Raoni Barbosa/CidadeVerde.com

A equipe piauiense, que é a maior delegação, é formada por 15 integrantes do Ceir. De acordo com Childerico Robson, supervisor de reabilitação esportiva do Centro, a Federação de Badminton do Piauí apresentou uma proposta para que os pacientes conhecessem o esporte e a partir daí, começaram os treinamentos para o torneio. “A Federação veio até nós com essa proposta e vimos nisso uma oportunidade para abrir espaço para que os pacientes conhecessem outras modalidades esportivas além das que já existem no Ceir. Tivemos apenas 15 dias para treinar, mas os nossos atletas surpreenderam e já estão com um nível intermediário”, descreve. 


Childerico diz ainda que a intenção é manter o badminton como uma opção a mais de atividade física para os pacientes. O cadeirante Joelson Oliveira, de 26 anos, foi um dos apaixonados pelo esporte. “Eu pratico badminton há três anos e meio e tem me ajudado bastante na questão do equilíbrio e percepção. Quero ter a oportunidade de continuar praticando”, declarou. 

Na competição de parabadminton, uma das quadras foi adaptada para os cadeirantes e a outra para os demais atletas diferentes deficiências físicas. 



De acordo com André de Deus, técnico da equipe de Pernambuco, o parabadminton ainda está se desenvolvendo, mas a força e a garra dos atletas é um grande incentivo. “Temos várias necessidades e as dificuldades são muitas, mas temos a esperança de sair daqui com uma medalha e, quem sabe, com algum atleta com vaga para o Panamericano”, declarou o técnico que treina dez atletas pernambucanos.


Os primeiros colocados pontuam no ranking nacional que define os atletas que irão representar o Brasil no Panamericano que será realizado em agosto em local a ser definido.  



Flash de Cida Cardoso
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais