Cidadeverde.com

Hospital da zona Sul cria programa de combate ao tabagismo

Imprimir
As pessoas que têm necessidade ou desejo de parar de fumar podem procurar atendimento no Hospital do Parque Piauí, localizado na zona Sul da capital, onde é desenvolvido o Programa Municipal de Tratamento e Controle do Tabagismo, desde julho de 2010, com equipe multiprofissional que realiza atendimento durante reuniões que acontecem às quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde.

 
Cada grupo é formado por 20 pessoas, que devem permanecer em tratamento pelo período de um ano. Até o momento foram realizadas 797 inscrições prévias por demanda espontânea, cuja inscrição pode ser realizada diariamente na sala de Serviço Social do hospital.
 
A assistente social Alba Valéria de Sousa, que faz parte da equipe multiprofissional, destaca que no município de Teresina os índices relativos aos resultados são satisfatórios. “Temos 57% de usuários que abandonaram o cigarro, enquanto a média nacional é de 30%”, destaca.
 
Desde que o programa foi criado já foram formados 26 grupos de  tratamento, com atendimento a 380 pacientes que iniciaram o tratamento e 20 grupos concluíram o tratamento. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento e seis técnicos atendem nos turnos manhã e tarde.
 
A equipe técnica é formada por Alba Valéria e Socorro Brito,  que são assistentes sociais; Gardene Lacerda , psicanalista/psicopedagoga; Laurimar Almeida, nutricionista; Paulo Barbosa, dentista, e o médico Rivaldo Macêdo.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais