Cidadeverde.com

Galerias são licitadas e devem ser concluídas em 18 meses

Após meses de paralisação, as obras de galerias da zona leste de Teresina serão retomadas. Ao todo, o sistema deve ter aproximadamente sete quilômetros de extensão e atender a oito bairros. 


O vice-prefeito e superintendente de desenvolvimento urbano da zona leste, Roney Lustosa, relembrou o histórico da obra no jornal Notícia da Manhã. “Esta é uma obra muito complexa. Na primeira licitação, foi vencedora a empresa Delta que teve várias denuncias em nível nacional e passou por uma CPI. A prefeitura de Teresina cancelou a licitação e o contrato. Novo certame foi realizado e a empresa vencedora iniciou mas parou no trecho que estamos (avenida Cajuína). Na ocasião que assumimos, a obra estava parada. Convocamos a construtora e a empresa que elaborou o projeto para reiniciarmos a obra”, relembra. 


Segundo Lustosa, a avenida ficou interrompida durante um certo tempo, o que estava causando transtornos, por isso a prefeitura resolveu reabrir a via. “Após a reabertura, a construtora não quis continuar porque não havia o projeto executivo. Rescindimos o contrato novamente, e definimos que faríamos (a obra) com o projeto executivo completo que demora muito porque depende de realizar sondagens e análise geológica completo. O projeto ficou finalmente pronto, a caixa aceitou o projeto e agora retomamos a licitação”, afirma o superintendente. 


Roney Lustosa diz que após ser iniciada, o prazo de conclusão é de um ano e meio. “Em alguns lugares será preciso tirar a rede de água e de esgoto e colocar novamente. É uma obra muito complexa”, descreve. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais