Cidadeverde.com

Cidade Verde lança 1º livro de sua editora em livraria do RJ

O novo livro da escritora piauiense Clara Mello, de 20 anos, será lançado no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio. A obra intitulada “Blog da Clara – Pequenas grandezas do dia a dia” é o primeiro título neste formato da Editora Cidade Verde, responsável pela revista Cidade Verde, e o terceiro da autora.

O livro é uma compilação dos textos escritos no Blog da Clara, que está hospedado no CidadeVerde.com. A seleção, feita pela própria escritora, levou em conta critérios como a cronologia do blog, a diversidade de gêneros e temas diferentes, além da preferência dos leitores. 

“Esse livro conta um pouco da minha trajetória não só como autora, mas como pessoa. Comecei a escrever o blog com 17 anos, saindo do colégio. Essas postagens acompanharam minha entrada na faculdade, minha maioridade, meus namoros, minhas mudanças, enfim, esses três anos bastante definitivos. Estou animadíssima, só consigo pensar nisso, mas não sei o que esperar. Desde meu último lançamento para cá, mudei muito e já construí o comecinho da minha história. O que vier, vai ser bom”, conta a autora, sobre sua expectativa em relação ao lançamento.


A coordenadora de projetos editoriais do grupo Cidade Verde, Dina Magalhães, explica que este será o primeiro de vários títulos a serem lançados. “A editora, quando surgiu, veio com o propósito de trazer outros produtos, além da revista. Para nós, é um orgulho enorme lançar o primeiro livro de uma escritora piauiense que tem uma história precoce na literatura, é muito talentosa e não nega o sangue da família de ser filhos de artistas (o humorista João Cláudio Moreno e a cantora Patrícia Mellodi). Para nós é um desafio grande, mas sabemos que é um projeto que nasce vencedor. Temos mais lançamentos previstos que têm como objetivo a vontade de fazer diferente e incentivar a cultura local”, descreve a jornalista.

A Faculdade Santo Agostinho é parceira no projeto e, segundo o diretor administrativo da instituição de ensino, Átila de Melo Lira, a editora Cidade Verde dá um grande passo na valorização da literatura piauiense. "O Piauí é o berço de grandes autores, que se consagraram não apenas no Estado, mas que atravessaram as fronteiras e ganharam o reconhecimento nacional, como Assis Brasil, Mário Faustino, H. Dobal, O. G. Rêgo de Carvalho, Torquato Neto. Acreditamos que temos o imperativo moral de ajudar aos expoentes dessa nova geração de autores, que ainda estão buscando seu lugar ao sol. Por isso, a importância desse projeto, que dá visibilidade e incentivo a esses autores. De modo especial, ficamos felizes pelo fato de o projeto estrear com esse talento da literatura, Clara Mello", afirmou.

A Faculdade Santo Agostinho é uma das instituições que participam do Projeto A.Tito Filho desde 2003, e já ajudou a publicar dezenas de obras literárias no Estado.

Datas de lançamento do livro “Blog da Clara – Pequenas grandezas do dia a dia”
19 de maio – Livraria Travessa – RJ
28 de maio – Faculdade Santo Agostinho
1º de junho – Salipi

Sobre Clara
Clara Mello é piauiense convicta, mas mora no Rio de Janeiro com seu gato Dante. Filha de artistas, sempre esteve entre as artes e em especial, entre os livros. Aos oito anos publicou seu primeiro livro "As maluquices do papai", que inicialmente era um presente de dia dos pais e acabou se tornando sua primeira publicação. Aos 16, escreveu seu primeiro romance, "A casa de Isabel".


Cursa letras na universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem entre seus autores favoritos: Lygia Bojunga, Clarice Lispector, Eça de Queirós, Camões e Fernando Pessoa. Trabalhou um ano como livreira na Livraria da Travessa no Rio de Janeiro responsável pelo setor infanto-juvenil, e realizou atividades como mediar o clube de leitura juvenil da livraria.



Há três anos escreve o Blog da Clara no portal Cidade Verde e, recentemente criou a fanpage do Blog no Facebook, que já tem mais de 40 mil curtições e leitores do Brasil inteiro. Entre suas futuras publicações estão previstas ainda um livro infantil em parceria com a ilustradora Fernanda Barreto, seu próximo romance e um de seus poemas na coletânea de poesia do 10º Prêmio Valdeck Almeida de Jesus (Concurso de poesia baiano) que será publicado até junho deste ano.

Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais