Cidadeverde.com

Deputada Belê comenta situação do Hospital de Picos

Imprimir
As denúncias sobre as condições de atendimento do Hospital Regional de Picos mostradas pelo jornalista J. Pereira, da TV Cidade Verde, tiveram repercussão hoje (07) na Assembleia Legislativa. A deputada Belê Medeiros (PSB), que é da região, comentou as péssimas condições de trabalho no hospital e sugeriu a participação da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa na solução do problema.

“Precisamos ajudar a encontrar uma solução o mais rápido para a saúde do município, que tem 49 cidades no seu entorno, sendo referência em atendimentos de saúde, educação, comércio. Tão importante quanto Teresina é para o Estado. Picos é a capital do Centro–Sul do Piauí, região que representa 25% da população piauiense”, destacou.
 
Belê disse que durante a sua gestão como Secretária de Saúde implantou a primeira clínica de saúde referenciada da mulher 100% financiada pelo SUS. “Trabalhamos incansavelmente vendo a necessidade de um novo hospital para aquela grande região Picos, que já tem um serviço de saúde estrangulado”, disse.
 
Em agosto de 2008, lembrou Belê, a prefeitura de Picos conveniou com o governo Wellington Dias a construção de um novo hospital em Picos. O empresário Gil Paraibano doou o terreno, o projeto foi elaborado, licitado e a obra foi iniciada. A obra parou, foi retomada e agora permanece paralisada.
 
“Por ordem de um desembargador decidiu suspender a obra. A Secretaria de Saúde negocia uma saída para esse impasse. Sofro de pensar ver o hospital regional do município vivendo o mesmo drama que viveram o HUT, o HU, a policlínica em Picos... Dois anos vemos esse terreno limpo, com parte das estruturas metálicas colocadas. Que os nossos desembargadores dêem celeridade à apreciação dessa questão e dê autorização para a retomada de uma obra que representa salvar vidas, mudar a história das pessoas”.
 
A deputada lamenta que 15 mil piauienses procuram um serviço de saúde de qualidade e que não encontram no Hospital Justino Luz, que tem a estrutura debilitada e uma força laboral cansada, por viver uma rotina desgastante, humilhante.
 
“Uma médica me disse: deputada eu já atendi 115 crianças num dia. Conversei com uma outra médica que fez 32 partos entre uma sexta e domingo. Além da situação séria do Hospital Regional, alguns deputados privados que eram credenciados pelo SUS não atendem mais, ficando toda demanda para o Hospital Regional”, acrescentou.
 
Levar hospitais para as cidades pólos para evitar o abandono, o distanciamento das famílias dos pacientes foi uma das sugestões da deputada: “Faço esse apelo ao Tribunal de Justiça para que aprecia a liminar que suspendeu a construção do novo hospital, que tem na sua estrutura física 300 leitos, várias UTIs. O secretário de Saúde, Mirocles Veras, nos recebeu hoje e vai a Picos na próxima semana para avaliar a questão”.
 
O deputado Mauro Tapety (PMDB) disse que a luta pela melhoria da saúde da região de Picos e Oeiras precisa ser de todos. Pois melhorar a saúde nos municípios desafogaria os hospitais na capital.
 
Belê ressaltou o atendimento prestado pela Policlínica de Picos, aberta a cerca de um mês. O deputado Edson Ferreira (PSD) elogiou o empenho da deputada Belê na gestação da Policlínica de Picos, desde a seu projeto até a sua inauguração.
 
“Quero tomar a liberdade de em nome dos meus pares pedir a resolução do problema o mais rápido possível. E parabenizar a direção do Hospital Justino Luz, comandado pelo Dr. José  Airton, de continuar a frente dessa instituição apesar das adversidades. E esta Casa precisa sentar com as regionais de saúde, com os hospitais para mudar a legislação para que esses possam ser melhor geridos”, concluiu.
 
Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais