Cidadeverde.com

Conselho Tutelar Leste atende 474 denúncias em um ano; veja dados

Imprimir
O Conselho Tutelar da zona Leste divulgou nesta quinta-feira (08) o relatório anual de atendimentos e processos que mostra que durante ano passado, 474 atendimentos foram realizados pela instituição somente naquela região. O bairro Pedra Mole é o primeiro lugar em denúncias registradas com 31, em segundo o Satélite com 22 casos e em terceiro Cidade Jardim com 13 denúncias.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Ano passado, foram registrados 90 casos de negligência na zona Leste, que lideram em denúncias, seguidos de conflito familiar com 55 e 40 suspeitas de abuso sexual. Destas violações, a maioria dos denunciados são as mães que em 2013 foram 144 e os pais 73, outros 35 foram pessoas como namorado, cunhados, sogra, professores e terceiros.

O conselheiro tutelar Djan Moreira, acrescentou que 98% dos casos de negligência denunciados acontecem em comunidades carentes. "A negligência pode ser um desleixo, abrir mão de dar uma educação, ou a pior de todas que é o abandono. Não queremos criminalizar a pobreza, mas a maioria dos casos são em regiões onde os direitos já estão violados, muitas vezes as pessoas estão sem emprego e não tem condições" pontuou o conselheiro.


Outro dado alarmante é que do total de atendimentos 230 foram vítimas do sexo masculino e 244 do sexo feminino e destas 280 vítimas eram crianças e 194 adolescentes.

Sobre os casos de abusos sexuais registrados, Djan alerta para a necessidade de mudanças nas medidas a serem tomadas. "Uma pessoa violentada leva um trauma consigo que é incontestável. É necessário que haja uma intervenção do poder público para que se envolva a escola e outros órgãos na conscientização da população", acrescentou Djan.


Os dados do relatório completo serão entregues ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para que sejam desenvolvidas novas políticas públicas nesse sentido. Também serão enviados ao prefeito Firmino Filho e ao Ministério Público. Segundo o conselheiro, a ideia é fazer uma intervenção em bairros como o Pedra Mole, onde os números de denúncias estão elevados.

Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais