Cidadeverde.com

Apendicite atinge até 10% da população; saiba como prevenir

Imprimir
O apêndice, órgão localizado no ceco, primeira porção do intestino grosso, pode sofrer inflamação, ocasionando apendicite que pode atingir de 5% a 10% da população no mundo e deve ser tratada rapidamente, pois pode causar até a morte. 

Evelin Santos/CidadeVerde.com

O médico Anderson Dantas, cirurgião especialista do aparelho digestório, explica que a dor na região abdominal do lado direito é um dos sintomas. “Entretanto, nas 12 primeiras horas é difícil fazer a distinção porque ela começa com uma dor difusa abdominal. A dor da apendicite não é reduzida totalmente com o analgésicos simples e o diagnóstico mais adequado acontece de 12 a 24 horas a partir dos sintomas”, descreve. 


A apendicite é uma proliferação de bactérias causada por uma obstrução no apêndice. Caso haja demora, a infecção pode atingir todo o abdome e causar sepse (infecção generalizada). “Há duas maneiras de tratar: a cirurgia convencional com corte maior e a videolaparoscopia, na qual são feitos três furinhos. O procedimento é o mesmo mas a recuperação é mais rápida”, diz o médico.


Segundo Anderson Dantas, a apendicite é mais comum na população de 10 aos 50 anos e pode ser prevenida com a ingestão de alimentos ricos em fibras. “Sabe-se que a incidência de apendicite é maior em países como Estados Unidos e Canadá onde a alimentação é pobre em fibras”, explica. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais