Cidadeverde.com

Começa conferência que discute novo plano urbano para Teresina

Imprimir
Nesta segunda-feira, 12, e terça-feira, 13, o auditório da Fiepi recebe um grande encontro para discutir desenvolvimento urbano com qualidade. O espaço recebe, a partir das 18h, a conferência “Teresina, um novo conceito de cidade”, que traz alguns dos maiores especialistas do país.
 
O evento tem como objetivo abrir uma discussão sobre o planejamento da arquitetura urbana, social e ordenamento terrestre com vistas ao bem estar de todos. 

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, a conferência vai mostrar o plano plurianual para Teresina nos próximos quatro anos, priorizando o adensamento urbano e a mobilidade urbana, principalmente. 


“Nosso planejamento é para que Teresina pare de crescer horizontalmente e cresça verticalmente, já que a população está crescendo 1,2 e 1,3% ao ano. A situação é preocupante porque é a mesma população se deslocando para cada vez mais longe dos aparelhos públicos, como escolas, saúde e até transporte público, que está tendo que aumentar a distância para pegar cada vez menos gente. No plano urbano queremos verticalizar para que as pessoas morem mais perto das escolas, das unidades de saúde e da área central da cidade”, explica o secretário. 


Obras

O secretário destacou obras importantes para o reordenamento da cidade que estão em execução e planejamento. Entre elas: o Parque da Cidadania que deve ficar pronto no segundo semestre, onde funcionará como uma Potycabana na região central, já que está localizado no cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim. 


A revitalização da Floresta Fóssil já que possui o projeto executivo e agora a Prefeitura busca recursos para a obra, onde terá museu, espaço para palestra e reforma para ser um ponto de intercessão do turismo ecológico entre Teresina e São Raimundo Nonato. 

E para a mobilidade urbana, o gestor afirmou que a ponte sobre o rio Poti entre o Dirceu, a zona Sul e a zona Leste, além do prolongamento das avenidas Cajuína e da Gil Martins. A ponte com os acessos está em fase de licitação e devem ficar prontos até o final de 2015. 

Conferência

De acordo com a programação, nesta segunda-feira, 12, o evento inicia às 18h com o cadastramento de mais participantes. Às 19h15 acontece a solenidade de abertura com a presença do prefeito Firmino Filho. Em seguida, às 20h15, será realizada a palestra de abertura com o Prof. Dr. Guilherme Wisnik, doutorado em Arquitetura e Urbanismo e curador da Bienal de Arquitetura de São Paulo. Ele tratará dos desafios de se fazer uma cidade com ações voltadas para as pessoas.
 
A conferência segue nesta terça-feira, 13, a partir das 8h com diversas palestras sobre Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES), oportunidades econômicas, Porto Digital Adensamento Urbano, Plano Diretor, desafios do Desenvolvimento Urbano Sustentável, Saneamento Básico, Mobilidade Urbana e Transporte Público.
 
Entre os participantes, está a professora Maria Eliza Mercer, que tratará de adensamento urbano. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Mercer tem experiência internacional nas áreas de Planejamento Regional, Códigos Baseados na Forma, Planos Diretores, Desenho Urbano e Cidades Planejadas. Foi professora adjunta da Escola de Arquitetura da Universidade de Miami onde também ministrava cursos para empresários brasileiros do ramo imobiliário. Ministra palestras sobre técnicas e estratégias de Novo Urbanismo e Crescimento Inteligente. É co-autora do livro Sprawl Repair Manual e SmartCode. É membro certificada do Congress for the New Urbanism-CNU. Atuou por mais de 10 anos na Duany Plater-Zyberk & Company - DPZ e é fundadora da empresa Neourbix no Brasil.
  
A conferência tem como público alvo, estudantes e professores de engenharia e arquitetura, urbanistas, gestores e técnicos da área de planejamento urbano, corretores de imóveis, advogados.
 
O evento é promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Semplan- Secretaria de Planejamento e Coordenação- e conta com apoio do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, Creci- Conselho Regional dos Corretores de Imóveis-, Crea- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí, Cau- Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- e do Sinduscon- Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina.


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais