Cidadeverde.com

Fetag espera cinco mil pessoas no 19º Grito da Terra nesta terça

Imprimir
A Federação dos Trabalhadores(as) Rurais na Agricultura do Estado do Piauí – Fetag-PI, realiza amanhã(20) o 19º Grito da Terra Piauí. A concentração vai acontecer a partir das 6h, na Praça da Liberdade, centro de Teresina. A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas participem do evento.

O evento, que é coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, será realizado simultaneamente em todo o país. Este ano, o evento apresenta proposta para a construção do desenvolvimento rural sustentável e solidário, traz como tema o Direito à Água, a Terra e a Agroecologia como fundamento da cidadania humana. Como eixo a defesa da reforma agrária, a valorização e fortalecimento da agricultura familiar, o direito à educação e à saúde para os povos do campo.
 
O ano de 2014 é considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR reafirma e mantém a defesa da agricultura familiar como produtora de alimentos, por meio de sistemas de produção verdadeiramente sustentáveis. 
 
O Grito da Terra é a principal ação de massa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). É promovido pela Contag, Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs). Reúne anualmente, milhares de pessoas, entre lideranças, agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural.

É um espaço de proposição, reivindicação e negociação de políticas públicas para o campo e floresta, além de ser um processo mobilizador, formativo e informativo. A pauta de reivindicações é um documento de construção de propostas para valorizar o espaço rural como um lugar capaz de promover transformações sociais. 

Ela concentra demandas relativas a todas as áreas de atuação do MSTTR, inclusive que atendam a todas as idades e gênero. É construída durante o ano a partir da identificação de problemas e demandas do meio rural.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais