Cidadeverde.com

Prefeitura doa terreno para instalação de Porto Seco de Teresina

Imprimir
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, autorizou a doação de terreno localizado no Loteamento Pólo Empresarial Sul para a criação de um porto seco para capital. Ao todo, a área totaliza cerca de 108 mil metros quadrados.  


Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fábio Nery, a instalação da empresa em Teresina é de interesse público, visando essencialmente as vantagens econômicas que um Porto Seco pode gerar para o Piauí. 

“Certamente todos sairão lucrando com a chegada da empresa. Ela fomentará o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade e do nosso estado, ajudando também na geração de emprego e renda”, afirmou o secretário.
 
O que é Porto Seco
Porto Seco ou Estação Aduaneira Interior (EADI) é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada, via férrea ou até aérea, sendo um depósito alfandegado localizado na zona secundária. 

O espaço recebe as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Dessa forma o Porto Seco armazena a mercadoria do importador pelo período que este desejar, em regime de suspensão de impostos, podendo fazer a nacionalização fracionada, o que beneficia sobremaneira o empresário brasileiro.

O sistema permite que o exportador utilize o Porto Seco para depositar sua carga e, a partir do momento que esta entra no Porto Seco, todos os documentos referentes à transação podem ser negociados normalmente, como se a mercadoria já estivesse embarcada. 

Pelo sistema, o custo de armazenagem fica a cargo do importador e assim que a carga é colocada dentro do Porto, cessam as responsabilidades do exportador sobre ela.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais