Cidadeverde.com

Câmara faz audiência para discutir Ride Grande Teresina

Imprimir
A Câmara Municipal de Teresina realiza, nesta segunda-feira (2), uma audiência pública para discutir o plano de ação integrada e sustentável da Região Integrada de Desenvolvimento – Ride Grande Teresina. A reunião acontece a partir das 10 horas, no plenário Vereador José Omatti.

De acordo o vereador Samuel Silveira (PMDB), propositor da audiência, a atividade é uma continuação de uma discussão que a Câmara Municipal, juntamente com os 15 municípios que compõem a Ride, tem traçado para estabelecerem ações de desenvolvimento.

O parlamentar explica que foi elaborado um diagnóstico por uma empresa de consultoria especializada sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). “Nossa finalidade, portanto, é apresentar um plano de ação que será implementado por cada prefeitura”, explica Samuel.

O plano de ação consiste em um método de atuação em quatro frentes de desenvolvimento voltados para municípios que integram a Grande Teresina.

Serão realizadas ações na dimensão político-institucional (capacitação de gestores para elaboração e execução de projetos); dimensão social (melhorias na distribuição de renda); dimensão econômica (agricultura familiar e piscicultura); e dimensão geoambiental (aproveitamento de recursos hídricos).

Sobre a Ride Grande Teresina
Instituída pelo Decreto Federal nº 4.367, de 9 de setembro de 2002, a Ride abriga mais de um milhão de habitantes, o que representa 37% da população total do Piauí.

Atualmente, 15 municípios compõem a Ride: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Pau D’Arco, Teresina, União e Timon.

A atuação da Ride se dá nos principais vetores para o desenvolvimento das cidades, como infra-estrutura, geração de emprego e capacitação profissional, saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e serviço de limpeza pública), uso e ocupação do solo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais