Cidadeverde.com

Firmino participa de aula inaugural do curso de Árbitros de Futebol

Imprimir
Na noite desta sexta-feira (06), o prefeito Firmino Filho participou da solenidade de abertura da aula inaugural do Curso de Árbitros de Futebol. O evento aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença de muitas pessoas ligadas ao esporte e aos órgãos parceiros no projeto.

Este é o primeiro curso profissional de Árbitros de Futebol oferecido totalmente gratuito no estado do Piauí. A realização desse feito se dá através de parceria entre Fundação Wall Ferraz (FWF), Sindicato dos Árbitros de Futebol do Piauí (SINDAF/PI), Federação de Futebol do Piauí (FFP), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).


Para a professora Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz, o momento é de alegria e onde começa efetivamente tudo que foi planejado graças à parceria entre as instituições. “É muito feliz ver todo o empenho de servidores dos órgãos e instituições parceiras, foi através desse trabalho em conjunto que podemos oferecer este curso gratuitamente. Todos unindo esforços para efetivar políticas que melhorem a vida das pessoas”, ressaltou a presidente.

O curso é totalmente gratuito e tem como objetivo a formação de árbitros profissionais no estado do Piauí. Terá duração de seis meses, com o total de 220 horas de carga horária. Um total de 42 alunos foi aprovado na seleção de ampla concorrência, dentre eles seis mulheres. O aluno Jean Franco foi um dos selecionados e está ansioso. “É um prazer iniciar este curso, ter a possibilidade de abrir novas portas na minha vida. Vou aproveitar ao máximo tudo que for ensinado”, enfatizou o futuro árbitro.

A FWF selecionou os instrutores devidamente qualificados, que ministrarão o curso, oferecerá o material didático e acompanhamento pedagógico para os alunos, o SINDAF/PI oferecerá alimentação, local apropriado para o treinamento e acompanhamento nas aulas práticas e físicas. Antônio Santos Nunes, presidente do SINDAF/PI, disse que esse é um momento de realização e que será dado todo apoio necessário aos alunos. “O curso já começou bem desde o planejamento e será o melhor curso realizado no Estado. Desejo que os alunos tenham dedicação e empenho nesse novo projeto”, frisou.

As aulas teóricas e práticas serão realizadas na UESPI. Cada aluno receberá uma apostila oferecida pela FWF, além de um kit com bolsa, camiseta, bloco de anotações e caneta, totalmente sem custos financeiros para o aluno. O Professor Doutor Nouga Cardoso, Reitor da Uespi, falou da enorme satisfação da universidade fazer parte da parceria. “É uma maneira de servir bem à sociedade e gerar oportunidade de inserção desses homens e mulheres no mercado”, comemorou.

Para o prefeito Firmino Filho é uma grande satisfação unir dois temas importantes: esporte e geração de emprego e renda. “Qualificar homens e mulheres é uma forma de dar melhores oportunidades de trabalho no meio de uma economia complexa. E essa junção de futebol, paixão e coração nos deixa muito otimistas. A parceria vai fazer o jogo valer a pena e apresentar resultados concretos para a população” explicou o prefeito. Firmino Filho disse que espera que os aprovados sejam bons alunos, determinados e aplicados. “Todos esses homens e mulheres devem ser comprometidos e corajosos, fazendo o melhor para que as regras do futebol sejam respeitadas, fazendo o esporte avançar ainda mais”, concluiu.

O curso de Árbitros de Futebol terá início na segunda-feira, 09 de maio. O ensino e todas as disciplinas ofertadas contemplam aulas teóricas e práticas e que atendem às exigências da Escola Nacional de Arbitragem. Serão aulas de Expressão Oral e Escrita, Legislação e Código Desportivo, Mecânica e Técnica de Arbitragem, Noções de Primeiros Socorros de Futebol, Nutrição Aplicada à Arbitragem, Prática e Estágio Supervisionado, Preparação Física e Avaliações, Psicologia Aplicada à Arbitragem, Regras do Jogo de Futebol e Súmulas e Relatórios.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais