Cidadeverde.com

Irmão Guido: Secretária afasta agentes após mortes de dois presos

Imprimir
Atualizada às 17h31

A secretária de Justiça e Cidadania, Ana Paula Mendes, determinou neste sábado (7) o afastamento de dois agentes penitenciários que supostamente estariam envolvidos na confusão que levou à morte dois presos, ferindo mais dois detentos, na penitenciária Irmão Guido. 


Segundo o diretor da Divisão Penitenciária, Wellington Rodrigues, a Delegacia de Homicídios abriu inquérito para apurar o caso. "A secretária determinou o afastamento dos dois agentes citados durante a confusão. Foi aberta uma sindicância para que eles possam apresentar sua defesa", 

O fato ocorreu por volta das 11h30 deste sábado (07), no pavilhão D. Ainda não há detalhes de como ocorreu o tumulto. "O que sabemos é que foi uma briga entre dois presos, um tentando matar o outro. O afastamento é uma segurança tanto para as testemunhas como para os envolvidos", afirma.


Atualmente, o pavilhão D possui cerca de 120 presos e a penitenciária tem um total de 450 detentos.

Atualizada às 16h34


Peritos criminalistas e a equipe do Instituto Médico Legal deixaram a penitenciária Irmão Guido por volta das 16h20. Segundo o tenente Monteiro, do Rone, os dois presos mortos foram identificados como Paulo Denis Alves do Nascimento, acusado de tráfico, e Antonio Jerson de Oliveira Silva, preso por tráfico, roubo e homicídio.

Os outros dois detentos feridos são Gutemberg Pereira da Silva, baleado no ombro, e Pedro Júnior Alves de Melo, baleado na costela. Ambos foram socorridos e levados para o Hospital do Promorar, zona sul de Teresina.

A confusão dentro do presídio teve início por volta das 11h30 deste sábado (07). Um preso estava sendo retirado de uma cela e levada para outra no pavilhão D. 

Atualizada às 14h59

Rebelião na penitenciária Irmão Guido, localizada na BR-316, na manhã deste sábado(07) deixa dois mortos e dois feridos. A informação foi repassada por policiais da Rone que estavam no local, tentando conter os detentos. Um dos presos foi assassinado com tiro na cabeça.

De acordo com o tenente Monteiro, da Rone, a confusão aconteceu no pavilhão D, de onde estão sendo retirados os detentos. "A confusão começou porque um dos presos iria ser trocado de cela. Houve luta corporal. Um deles foi morto com um tiro na cabeça e outro a golpes de faca e pauladas", conta o tenente.



O fato ocorreu por volta das 11h30 deste sábado. Dois outros detentos, Paulo Denis e Jeferson, ficaram feridos e foram levados para o Hospital do Promorar, na zona sul de Teresina. 

O preso identificado como Gutemberg foi morto a facadas e pauladas. Outro identificado apenas como Pedro Júnior levou um tiro na cabeça.

Uma equipe do Instituto Médico Legal foi acionada para recolher os corpos e realizar o exame cadavérico. Uma outra equipe de peritos técnicos foi acionada para atestar de que arma saiu o tiro que matou o preso. "Não podemos dizer nada ainda, se foi de arma da polícia ou se algum preso tem arma dentro da penitenciária. Vamos esperar o resultado do laudo", disse o tenente.

Após o trabalho dos peritos, os homens do Rone farão uma vistoria no pavilhão a procura tanto de uma possível arma de fogo e de facas.

No dia 27/05, a direção da penitenciária Irmão Guido divulgou que fez uma vistoria e encontrou 68 celulares, armas brancas e um revólver calibre 32 municiado.

Matéria relacionada

Caroline Oliveira, Leilane Nunes e Yala Sena
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais