Cidadeverde.com

Casa da Criança inaugura espaço para tratamento de quimioterapia

Imprimir
O Projeto Casa da Criança vai inaugurar no próximo dia 18, às 16h, na Ala de Quimioterapia Pediátrica do Hospital São Marcos, o projeto Q’Alegria, uma metodologia inovadora, que leva entretenimento durante as sessões de quimioterapia.

O Q’Alegria foi criado pelos arquitetos Marcelo Souza Leão e Patrícia Chalaça, ambos também fundadores do Projeto Casa da Criança, os quais cederam sem fins lucrativos esta metodologia à instituição. A parceria visa disseminar este conceito em território nacional para melhorar o tratamento de quimioterapia das crianças e adolescentes com câncer.

O conceito do espaço Q’Alegria vai desde a adequação da nova nomenclatura ao projeto arquitetônico levando ludicidade ao espaço, até a proposta de entretenimento que engloba a audição, a visão e o tato. O Q’Alegria estimula os pacientes através da música, filmes, jogos eletrônicos, internet, livros em braile, bem como o desenho. Além do entretenimento, há a cromoterapia, tendo um uso personalizado em todos os exemplos citados.

A metodologia consiste na fusão do desenvolvimento do projeto, respeitando as exigências técnicas fundamentais aos espaços hospitalares e das necessidades dos médicos para a execução do tratamento. Visionamos com o máximo de entretenimento fazer deste momento, utopicamente, um momento de alegria. 

O custeio para o desenvolvimento desta tecnologia Q’ Alegria ocorre graças ao Parceiro Pizza Hut-CE e PB, que realiza ainda investimentos para a implantação do projeto em diferentes estados, a exemplo do Hospital do Câncer de Fortaleza, o Hospital Napoleão Laureano na Paraíba, Hospital do Açúcar em Alagoas e o IMIP em Pernambuco.

Projeto Casa da Criança
O Projeto Casa da Criança é uma organização reconhecida pelo Governo Federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que defende os direitos de crianças e jovens por meio de ações que vão, desde reformas e construções, até iniciativas de interesse nacional que primam pela qualidade do atendimento às crianças socialmente desfavorecidas. Atuando em todas as regiões do País, hoje o Projeto Casa da Criança está presente em 16 estados. Em 15 anos de atuação, já beneficiou mais de 50 instituições que oferecem atendimento a mais de 200 mil crianças e jovens em abrigos, creches, espaços para adolescentes, centros de tratamento contra o câncer e instituições de atendimento a crianças com deficiência. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais