Cidadeverde.com

Cinco alimentos que atrapalham o sono

Imprimir

Se você está tendo problemas para dormir ou para ter uma noite contínua de sono, é bom saber que a sua dieta pode ser a culpada. Ficar longe de certos alimentos, principalmente no jantar ou no lanche da noite, pode reverter a situação com alguma facilidade. Veja quais são os vilões do sono, segundo a nutricionista Shelly Redmond, autora do livro "Eat well and be fabulous" (em tradução livre: Coma bem e fique fabuloso).

 

01 - Cafeína
Você provavelmente sabe que a cafeína irá te manter acordado, mas o que pode não perceber é que café e refrigerantes não são os únicos culpados. Alguns medicamentos contêm cafeína, assim como muitos chás. Verifique o rótulo de todos os medicamentos que você está planejando tomar cerca de oito horas antes de deitar.

 

 

02 - Álcool
Um copo de vinho pode ajudá-lo a relaxar e adormecer, mas estudos têm realmente comprovado que o álcool causa o despertar frequente durante a noite. Assim, a bebida pode ajudar a adormecer, mas reduz o sono REM, onde os sonhos mais vívidos acontecem e o sistema imunológico é reforçado, segundo pesquisas recentes. Então, tome apenas um copo entre duas e uma hora antes de dormir se quiser ter um sono de qualidade.

 

03 - Alimentos fermentados ou envelhecidos
A tiramina, um aminoácido encontrado em alimentos envelhecidos e fermentados, estimula o cérebro e pode mantê-lo desperto durante a noite. Queijos envelhecidos, peixe defumado e carnes curadas não são recomendáveis no período da noite. Se quiser comer queijos antes de dormir, opte pelo frescos, como muçarela.

 

04 - Produtos à base de tomate
Qualquer coisa com uma grande quantidade de ácido pode causar azia e desconforto durante a noite, o que inclui alimentos à base de tomate e pratos picantes. Fique longe desse tipo de alimento pelo menos três horas antes de dormir.

 

05 - Fluidos
A água é excelente para perder peso e se manter saudável, mas pode te acordar durante a noite para ir ao banheiro. Além de interromper o descanso, corta o sono REM. Tente evitar beber líquidos entre 60 e 90 minutos antes de dormir para ter certeza de que você realmente vai passar a noite toda na cama.

 

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais