Cidadeverde.com

Ministro anuncia curso de Medicina e fim dos "postinhos de saúde"

Imprimir
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-8.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-7.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-6.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-5.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-4.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-3.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01-2.jpg Raoni Barbosa
  • ministériodasaudefotoraonibarbosa01.jpg Raoni Barbosa
O ministro da Saúde, Artur Kioro, anunciou nesta sexta-feira (27) em Teresina (PI) que serão abertas 11.500 novas vagas de Medicina em universidades do Brasil, priorizando as regiões Norte e Nordeste. A estratégia visa reduzir a escassez de médicos nos municípios brasileiros. 
 
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
 
De acordo com o ministro, serão criadas vagas onde não há curso, mas existe instituição em condições de receber a nova graduação. 
 
Kioro veio ao Piauí para participar do seminário que avalia o programa Mais Médicos. No auditório da Fiepi, o encontro contou com a presença do prefeitos Firmino Filho, de Teresina, e Arinaldo Leal, presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Na visão geral dos gestores, o programa ajudou na saúde básica, mas resta resolver os gargalos da alta complexidade. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
 
Segundo o ministro, o Mais Médicos aumentou de 90% a até 100% no atendimento de urgência nos municípios, reduzindo a demanda dos hospitais das grandes metrópoles. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
 
"Observamos que aumentou o número significativo de consultas e também na qualidade do atendimento. 66% aumentou no acompanhemento pré-natal, o que vai impactar na mortalidade infantil e mortalidade materna", declarou o ministro.
 
Artur Kioro afirmou que o programa Mais Médicos vai acabar com os "postinhos de saúde" e trará uma maior estrutura nos municípios. Segundo ele, o Governo Federal também está ajudando as prefeituras a estruturar sua rede de saúde. 
 
Yala Sena/Cidadeverde.com
 
O Mais Médicos conta hoje com 13.300 profissionais. No Piauí, 327 participam do programa, sendo 285 intercambistas (a maioria de Cuba) e 42 brasileiros, distribuídos em 167 dos 224 municípios do Estado. 
 
A quinta chamada para que os prefeitos fizessem sua adesão ao programa aconteceu nos meses de abril e maio. 
 
Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
 
Em Teresina, Kioro também reagiu aos críticos do programa. "Estou chamando as entidades de médicos para colaborar. Acho que vencemos essa etapa. O Mais Médicos é uma lei federal, aprovada no Congresso. Em alguns lugares tem oposição e é uma pena. Toda vez que se divide prejudica a população", declarou. 
 
Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais