Cidadeverde.com

8 alimentos que deixam o cabelo mais forte, brilhante e saudável

Imprimir

Carnes

Todos os tipos (carne bovina ou suína, peixe, frango) são repletos de proteína, principal nutriente que compõe a fibra capilar. Ou seja: ao aumentar a ingestão desse alimento, o crescimento das mechas é favorecido. Mas atenção: as vermelhas costumam ter altas doses de gordura. Então consuma todo dia, mas sem exagero, e alterne com as brancas.

Consumo recomendado: 2 bifes/filés + 1 copo de leite

 

Oleaginosas
As castanhas, nozes e amêndoas, ricas em ácidos graxos (os ômegas 3, 6 e 9, as chamadas gorduras boas), agem no processo de queratinização do cabelo. São responsáveis por promover resistência às mechas, encorpá-las e dar brilho, diz a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. A ressalva é que elas são muito calóricas, o que exige atenção na dose.

Consumo recomendado: 3 nozes ou 5 amêndoas

 

Shiitake

Esse tipo de cogumelo possui grande quantidade de cobre, mineral que atua na formação do colágeno e da elastina (também encontrado em frutos do mar). Age, assim, fortalecendo e dando mais elasticidade aos fios. É um alimento relativamente caro e incomum na alimentação do brasileiro, o que faz com que seja bem pouco consumido no dia a dia.

Consumo recomendado: 100 g de shiitake cozido

 

Cenoura

Contém betacaroteno (fonte de vitamina A) e, além de estimular o bronzeado, regula a produção sebácea, o que reduz a oleosidade no couro cabeludo e contribui para o brilho e a maciez dos fios. Segundo Daniela Jobst, a falta de betacaroteno está ligada à descamação do couro cabeludo, o que favorece a queda dos fios e dificulta o nascimento de novos.

Consumo recomendado: 1 cenoura

 

 

Frutas vermelhas

Presentes na amora, na framboesa e no morango, os antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios. Ainda favorecem a microcirculação no couro cabeludo. A vitamina C, encontrada nessas frutas, está ligada também à hidratação e prevenção da queda, explica Daniela Jobst.

Consumo recomendado: 1 xícara (chá) de uma das três frutas

 

Feijão

É rico em ferro, elemento que, quando em falta no corpo, leva à queda de cabelo, diz a nutricionista Paula Castilho, da consultoria de nutrição Sabor Integral, em São Paulo. Ele também regulariza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea e, assim, facilita a irrigação no couro cabeludo e a chegada dos nutrientes até ele.

Consumo recomendado: 2 colheres (sopa)

 

Ovo

Além do alto valor proteico, também tem boa concentração de biotina, substância que faz parte do grupo de vitaminas do complexo B e está associada ao crescimento do cabelo quando há problemas de queda dos fios, o organismo apresenta, em geral, falta de ferro e biotina. Mas lembre-se de que a ingestão exagerada pode elevar o colesterol.

Consumo recomendado: 1 ovo

 

Cereais integrais

Fazem parte desse grupo o arroz, o gérmen de trigo e a aveia. Esses alimentos contêm grande concentração de zinco, elemento associado ao controle da oleosidade e à renovação celular e, portanto, à renovação dos fios. Manchas brancas nas unhas costumam também estar associadas à falta de zinco no organismo, alerta Paula.

Consumo recomendado: 2 colheres (sopa) de um deles

 

Fonte: M de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais