Cidadeverde.com

Secretário reforça alerta sobre dengue: "Nós temos que ir para cima"

Imprimir

Fotos: Raoni Barbosa/Cidade Verde

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, afirmou nesta quinta-feira (17) que os casos de dengue em Teresina (PI) começaram a cair, mas não deixam de preocupar. Duas mortes foram confirmadas na capital e uma no interior do Piauí em decorrência da doença. 

"Nós temos que ir para cima. A população tem que estar conscientizada, que precisa manter seu quintal limpo, seu jardim", declarou o gestor, lembrando dos pontos onde pode ocorrer água parada, proprícia para o mosquito transmissor da doença. 

Lobão afirmou que o uso de carro fumacê continua, mas é focado nas regiões com incidência do mosquito transmissor. Ainda assim, ele lembra que a população faz parte dessa luta, que não pode depender da FMS. "É um trabalho diário, contínuo, o ano todo. A Fundação, o órgão público, só não vai conseguir diminuir a ocorrência da dengue", alertou. 

Segundo Lobão, 70% dos focos da doença são domésticos. E o fim do período chuvoso na capital reduz os pontos de água parada, tanto que os casos de dengue caíram de 76 para 30 neste mês. "Qualquer caso de dengue é preocupante. Baixou, mas não deixa de preocupar", frisou o gestor.

Concurso
Perguntado por telespectadores, Luiz Lobão falou sobre as nomeações para aprovados no concurso feito em 2011. Segundo ele, o certame foi prorrogado até 2015 e e vale para reserva de vagas. 

Lobão revelou até que uma sobrinha sua é a primeira na lista para dentista e aguarda há seis meses a abertura de vaga. Os nomes serão chamados assim que as mesmas surgirem. "Eu não vou convocar uma pessoa para ficar sentada sem ter o que fazer", completou.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais