Cidadeverde.com

Ciro Nogueira está entre os mais influentes do Congresso, diz Diap

Imprimir

O senador Ciro Nogueira (PP/PI) figura entre os 100 parlamentares mais influentes do País. A lista "Cabeças" do Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, está na sua 21ª edição. Ao todo, 63 deputados e 37 senadores estão na lista.

Trata-se de uma pesquisa que leva em consideração vários critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos posicionais (o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura), reputacionais (percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político) e decisionais (capacidade de liderar e influenciar escolhas).

Os partidos da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS – reúnem 69% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15. Em seguida vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar. 

Entram na lista do Diap aqueles operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.

No relatório, Ciro Nogueira é apontado como articulador. O Diap considera articulador o parlamentar "com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. Muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenários e comissões". 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais