Cidadeverde.com

Vilões da dieta saudável: confira alimentos pobres em nutrientes

Imprimir

A gente sabe que alguns alimentos atrapalham a dieta, porque são supercalóricos. Mas e se, além de atrapalhar, eles não contribuírem em absolutamente nada para o funcionamento do seu organismo? 

"Estes são comida, e não alimento. O alimento nutre a célula", define a nutricionista Luciana Harfenist. A principal dica da especialista é, basicamente, não comer nada que a sua avó não comeria. "Se não consegue desenhar o ingrediente, não coma. Se não dá em arvore, não tem pai, nem mãe, não coma", brinca, falando sério.

Mas, para ajudar você a identificar os maiores vilões neste quesito - comidinhas que amamos, porque são saborosas, mas que não são paupérrimas em nutrientes -, confira a lista abaixo:

 

1. Achocolatado

E aí, você lê na embalagem que o produto é vitaminado e acredita que ele é rico em nutrientes. "Basicamente, é rico em açúcar e só. Para não ficar tão 'feio', a indústria inclui vitaminas na composição", desvenda.

Mas Luciana explica que a quantidade de vitaminas acrescentadas no achocolatado "não faz nem cosquinha" no organismo: "Banana tem muito mais nutrientes", compara.

 

2. Margarina

"É gordura hidrogenada pura e nosso organismo não reconhece essa gordura", aponta Luciana.

Segundo a nutricionista, por ser hidrogenada, tem gordura trans, não reconhecidas pelo corpo e por isso mais prejudiciais. "A margarina ainda reduz os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue, aumentando o colesterol ruim”, complementa.

Conheça a Manteiga Ghee

 

3. Salsicha

Se você pegar a embalagem de qualquer salsicha, ensina a nutricionista, vai encontrar, basicamente, os seguintes ingredientes na sua composição: carne mecanicamente separada de aves, água, carne bovina, proteína de soja, sal, amido, temperos, regulador de acidez, aromatizantes, antiumectante, estabilizantes, conservantes, realçador de sabor e corantes.

E então, cadê os nutrientes? Reconhece algum, aqueles que aprendemos desde pequenos?

"Se não consegue desenhar o ingrediente, não coma. Se não dá em arvore, se não tem pai, nem mãe, não coma", ensina Luciana.

E, além de não fazer bem, a salsicha faz mal: "'Realçador de sabor' é neuroestimulante. Estimula a hiperatividade em crianças. Também é gatilho para a enxaqueca e altera o paladar", acrescenta.

Luciana alerta que crianças que consomem muito ficam viciadas em monoglutamato, um dos intensificadores de sabor: "Nossas papilas gustativas se viciam", alerta.

 

4. Macarrão instantâneo

Sabe por que o macarrão instantâneo é supercrocante quando cru? "Porque já vem frito e com uma dose enorme de gordura", explica a nutricionista Luciana.

Como se não bastasse ser ruim, o alimento não tem nada de bom: "Sua composição inclui apenas farinha, gordura e conservantes. Apenas isso. Não tem valor nutricional nenhum", radicaliza a especialista.


Fonte: GNT

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais