Cidadeverde.com

FMS faz testagem rápida de DSTs no Caps AD nesta terça e quinta

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da coordenação do Programa de DST/AIDS, realiza nesta terça (5) e quinta-feira (7), no Caps AD, uma testagem rápida para os vírus HIV, hepatites B e C e sífilis. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) fica localizado no bairro Monte Castelo e recebe usuários de álcool e drogas.

Os exames serão realizados das 8h às 12h e o resultado do teste sai em 30 minutos. “A rapidez do resultado é muito positiva, pois a pessoa sabe de imediato se é portador ou não de alguma doença sexualmente transmissível, podendo iniciar rapidamente o tratamento”, ressalta a coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites da FMS, Andréa Fernanda Lopes. 

Antes do teste, o usuário passa por uma entrevista com um conselheiro para a coleta de dados pessoais. Todo processo é sigiloso e apenas a pessoa que fez a testagem e o profissional que fez a entrevista têm acesso aos resultados dos exames. 

Segundo a coordenadora, Andréa Fernanda, ações como esta são realizadas periodicamente pela Fundação Municipal de Saúde e são importantes para quebrar a cadeia de transmissão das doenças. “Temos que ampliar o diagnóstico para iniciar o mais rápido possível o tratamento”, conclui.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais