Cidadeverde.com

A primeira convocação de Dunga deve ser 100% nova

No próximo dia 19 o técnico Dunga fará a convocação da Seleção Brasileira para os dois amistosos nos Estados Unidos dia 5 e 9 de setembro, enfrentando respectivamente Colômbia e Equador. Os dois jogos acontecerão poucos dias depois da vergonhosa participação do nosso País na Copa do Mundo de 2014. A humilhante goleada sofrida para a Alemanha por 7 x 1 e em seguida os 3 x 0 para a Holanda deixaram a torcida brasileira descrente na turma que aí está. Nenhum jogador da Amarelinha teve atuação convincente, valendo aí considerar os aspectos individual e coletivo.

Jogador brasileiro está mais para artista de TV, cinema etc. Tem pouco de profissional de futebol. A preocupação principal é com o "novo visual", colocado em destaque pela imprensa igualmente atrasada. Habituado a ser chamado de gênio, herói por qualquer jogadinha mequetrefe, o "artísta" ganha as manchetes, embora fique o jogo quase todo sumido em campo. Fica meses sem fazer um gol e quando consegue o primeiro e às vezes único, corre pelo campo batendo no próprio braço, talvez aos gritos de "eu sou o cara". 

E não falta quem afirme que ele "está voando". Os técnicos devem ter dificuldades para comandar essa gente. Neymar e Ganso quase bateram em Dourival Júnior diante do público em plena Vila Belmiro e no Pacaembu. Respondendo a um repórter em 2013 o craque Seedorf afirmou que o futebol apresentado por Ganso não tinha lugar para brilhar na Itália.

Vale lembrar que o técnico Dunga foi acusado de perder a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, por não haver convocado a dupla Neymar e Ganso. Logo depois tivemos um amistoso com a Seleção dos Estados Unidos, com os dois em campo. O Brasil venceu por 2 x 0 e a imprensa "caiu de pau" em Dunga. Só que os americanos estavam caminhando em campo. Um pouquinho mais a frete fomos para a Copa América na Argentina. A vergonha foi igual à de 2014. Neymar e Ganso estavam lá. E aí?

Temos jogadores que terminam o primeiro tempo de um jogo simplesmente exaustos. Quase não conseguem falar nas entrevistas. Que bela condição física. E sempre dizem "agora vamos descansar". E substituir um desses astros é tarefa dificíl para os técnicos. Eles sempre estão apoiados pela imprensa e pela torcida.

E no momento temos conflitos: dirigentes x jogadores, salários elevados x atrasos, lei existente x falta de leis, dívidas altas x falta de pagamento, torcedores x falsos torcedores.

Na Tv temos muitos programas que nada oferecem de contribuição para melhorar o futebol. Não há análise séria, competente, sobre as atuações das equipes, dos jogadores.  Fala-se muíto em comida, em música e chegam a ter momentos de verdadeiro teatro, circo e por aí vai. É tudo em nome de uma tal "descontração".

É o momento do nosso futebol, marcado para pelo fracasso na Copa do Mundo, na Taça Libertadores da América e no Campeonato Brasileiro. E chega de tanta reza no campo, só para aparecer na TV, choro e hino. O povo quer futebol de melhor qualidade.

Em nome da mudança, foi dispensada toda a comissão técnica. Então, Dunga deve convocar outros 23 jogadores para uma boa avaliação, visando a próxima Copa América e até a Copa de 2018. É deixar fora os que que estiveram na Copa e observá-los nos seus clubes. Quem mostrar futebol em nível internacional, futuramente poderá ter nova oportunidade.

 

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais