Cidadeverde.com

Neto Sambaíba quer voto dos "revoltados" e promete abrir sigilo bancário

Imprimir
  • IMG_0697.jpg Wilson Filho
  • IMG_0729.jpg Wilson Filho
  • IMG_0727.jpg Wilson Filho
  • IMG_0725.jpg Wilson Filho
  • IMG_0722.jpg Wilson Filho
  • IMG_0721.jpg Wilson Filho
  • IMG_0720.jpg Wilson Filho
  • IMG_0719.jpg Wilson Filho
  • IMG_0717.jpg Wilson Filho
  • IMG_0715.jpg Wilson Filho
  • IMG_0713.jpg Wilson Filho
  • IMG_0712.jpg Wilson Filho
  • IMG_0709.jpg Wilson Filho
  • IMG_0707.jpg Wilson Filho
  • IMG_0702.jpg Wilson Filho

Abrir o sigilo bancário para a população. Pela moralização da política, o candidato a governador do Piauí, Neto Sambaíba (PPL), prometeu deixar suas contas abertas consulta da sociedade e desafiou os adversários a fazerem o mesmo. O poeta quer ainda o voto dos "revoltados" que se recusam a apertar sua mão durante as caminhadas de campanha. 

"Eu mando quebrar o meu sigilo bancário, o meu sigilo fiscal e o meu sigilo telefônico de quando eu nasci para cá. (...) Eu desafio os meus adversários que quebrem para ver qual é o patrimônio que eles tem", disse Sambaíba no quadro "Fala Candidato - O Povo Quer Saber", transmitido ao vivo no Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde. Para Neto Sambaíba, gestores públicos não deveriam ter sigilo de contas bancárias. 

O candidato estreante na disputa pelo Palácio de Karnak relatou que tem encontrado uma "resistência gigantesca" nas ruas por onde anda. Populares se recusam a apertar sua mão, fato que ele atribui ao descrédito da classe política. "Mas eu tenho tido a paciência necessária até para conversar com os revoltados. Eu também sou revoltado e quero conversar com os revoltados", declarou. 

Economia
Neto Sambaíba concordou com a proposta do empresário André Baia para a criação de um centro de distribuição, aproveitando a localização geográfica de Teresina. Ele criticou o descaso com obras estruturantes no Estado. "Nós temos o porto de Luís Correia, que é o que fica mais próximo do mercado europeu em linha reta, e é o único que não foi construído porque não há interesse da classe dominante e política pelo desenvolvimento".

Saúde
O candidato voltou a defender a proposta de ação integrada do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com os hospitais Universitário (HU) e Getúlio Vargas (HGV), com humanização do atendimento. "Nós temos dois tipos de saúde no Estado: nós temos dois tipos de saúd no Estado: uma de exelência, que é a saúde privada, e uma a mingua, que é a saúde pública", criticou.

Sambaíba denunciou que "está havendo reunião de médicos para decidir quem salvar e quem deixar morrer". Sobre a investigação de mortes no HUT, o candidato declarou: "Espero que a punição não seja aos profissionais da saúde, que eles são impotentes. Espero que a punição seja para o governo e a prefeitura".

Uma medida de saúde pública proposta por Neto Sambaíba tem como foco a mobilidade urbana. Com a alta nos acidentes com motos, o candidato do PPL quer criar ciclovias. "Elaboramos um plano de mobilidade urbana criando as ciclovias para bicicletas e outras para motos", explicou. Campanhas educativas difundidas de forma maciça também estão em seu projeto. 

Outro ponto importante destacado no setor é o saneamento básico. Neto Sambaíba quer resolver os problemas da Agespisa e prometeu trabalhar para que ela zere suas dívidas e o déficit de casas sem água tratada no Piauí. 

Segurança e lazer

Morador da zona Sul de Teresina, Neto Sambaíba criticou ainda a proposta de transformação do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí em delegacia de polícia. Para o candidato, é preciso dar oportunidades de lazer para a sociedade. "Para acabar com a violência era muito mais fácil quebrar todos os distritos e implantar um CSU em cada um", defendeu.

Provocado por Gomes de Oliveira - Galego, Neto Sambaíba discordou da ideia de pena de morte para traficantes. "Ninguém nasce marginal, todas as crianças são puras. A sociedade é que marginaliza as pessoas". 

Pai de atletas do judô, Neto Sambaíba propôs um fundo financeiro para o esporte e a difusão de modalidades nas escolas públicas, garantindo emprego para atletas graduados. 

Educação e acessibilidade
Neto Sambaíba defendeu melhorias na acessibilidade das escolas, além de treinamento para professores e estruturação com laboratórios e climatização das salas de aula. O poeta usou seu próprio exemplo de vida para levantar a bandeira da educação. "Fui menino da roça e meus pais me colocaram para estudar. E consegui trocar uma foice por uma caneta". 

Sambaíba ainda defendeu que a lei estadual que destina uma vaga em cada empresa com 100 funcionários para pessoas com deficiência. Para o candidato, o percentual deve ser de 14%, proporcional ao número de deficientes na população. 

Questionado por Franciele Cardoso, estudante do município de Cocal dos Alves, Neto Sambaíba ainda prometue construir mais escolas para reduzir a superlotação de salas de aula. Além disso, o candidato garantiu que em sua gestão a educação será comandada por um professor, e não por empresários do setor.

 

Ampliada às 14h06

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais