Cidadeverde.com

Projeto do TRE-PI leva informações sobre eleições ao Liceu Piauiense

Imprimir
  • liceu-tre-7.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • liceu-tre-6.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • liceu-tre-5.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • liceu-tre-4.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • liceu-tre-3.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • liceu-tre-2.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde
  • liceu-tre-1.jpg Emanuela Pinto / Cidade Verde

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) realiza até às 17h00 desta quarta-feira (20) a primeira edição do projeto Justiça Eleitoral Cidadania. O evento acontece no colégio Liceu Piauiense e tem como objetivo orientar os jovens, através de atividades culturais e pedagógicas, a necessidade do voto livre e consciente nas eleições deste ano.

Tendas para o atendimento e orientação acerca do processo eleitoral foram montadas no palco do colégio. Palestras, debates, oficinas e exibições de filmes também estão sendo realizadas em salas de aula.

Na quadra esportiva os alunos assistem a apresentações teatrais, repentistas, grupos de dança, coral, grupos de capoeira, bandas de música, mostras e exposições. O presidente do TRE-PI, Edvaldo Moura, acompanhou o início das apresentações culturais.

“Estamos aqui para trazer para o jovem eleitor orientações sobe o direto ao voto e mostrar como isso deve ser exercido de forma livre e consciente. Entendemos que só através do voto livre podemos dar nossa contribuição para a sociedade. As atividades culturais servem para mostrar o processo eleitoral de forma mais leve” destacou Edvaldo Moura.

As próximas atividades acontecerão na Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Universidade Federal do Piauí-UFPI e escola Dom Bosco. O Tribunal está escolhendo três municípios do interior do Estado para receber a ação.

Para o estudante Elias Avelino e Sousa Neto, que vai votar pela primeira vez esse ano, a ação do TRE foi importante para ele saber como utilizar a urna eletrônica e em quantos candidatos deve votar.

“Para nós, jovens cidadãos, esse evento é de muita importância para que nós possamos saber o que o voto significa e o que ele vai trazer para a sociedade. Só em época de eleição é que se pode entender tudo isso, saber em quantos candidatos devemos votar e muito mais. Hoje estou tirando todas as minhas dúvidas sobre o voto, agora que em Teresina teve a mudança da biometria” disse Elias.

A ação Justiça Eleitoral Cidadania organizado pelo TRE acontece em parceria com o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, UESPI, UFPI, CNBB, Associação dos Magistrados do Piauí e Matizes. 

Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais