Cidadeverde.com

Daniel Ricciardo vence o GP da Bélgica de Fórmula 1

Imprimir

Quando o dia não é da Mercedes, é de Daniel Ricciardo. Pela terceira vez na temporada, o piloto australiano da RBR aproveitou a oportunidade dada pela equipe que domina o Mundial para conquistar mais uma vitória em 2014, a segunda seguida. Com estratégia inteligente na troca de pneus, Ricciardo venceu o GP da Bélgica neste domingo, em Spa-Francorchamps, se consolidando na terceira posição no campeonato, com 156 pontos.

Mas Ricciardo não foi o único com motivos para estar feliz no pódio. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, terminou em segundo lugar e abriu 29 pontos de vantagem na liderança do Mundial, já que seu rival na disputa pelo título, e colega de equipe, o inglês Lewis Hamilton, não pontuou, prejudicado por um pneu furado logo no início da prova, em um toque justamente com o carro de Rosberg.

A sete provas do fim, o clima entre os pilotos da Mercedes promete esquentar novamente. Colegas desde os tempos de kart, Rosberg e Hamilton já não escondem que o bom relacionamento do passado sucumbiu ante à pressão pelo título. Rosberg, agora, lidera o Mundial com 220 pontos, contra 191 do rival.

Felipe Massa, que largou em nono, passou toda a corrida no bloco intermediário, prejudicado por um pedaço de kevlar, material usado nos pneus, que ficou preso no assoalho do seu carro e diminuiu o seu rendimento até ser retirado pela equipe, apenas no segundo pit stop. Massa acabou somente em 13º lugar. Já o seu colega na Williams, o finlandês Valtteri Bottas brigou o tempo todo no pelotão da frente, e garantiu o quarto pódio na temporada, em terceiro lugar.

- O carro andava para trás, não tinha como manter o carro na pista. Eu vinha reclamando que o carro estava impossível de guiar, parei nos boxes, mas eles não retiraram, só foram retirar na outra parada, aí já era tarde. Só então eu comecei a virar na balada dos outros. Foi uma pena - lamentou Felipe Massa após a corrida, em entrevista à TV Globo.

Líder do campeonato e pole-position, Nico Rosberg largou mal e caiu para terceiro, ultrapassado por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel. O alemão da RBR, porém, saiu da pista ao tentar assumir a liderança e acabou ultrapassado por Rosberg, ainda na primeira volta. Logo depois, os dois carros da Mercedes se tocaram quando Rosberg preparava a ultrapassagem sobre o líder Hamilton. Pior para o inglês, que teve o pneu traseiro esquerdo furado pela asa dianteira do carro do alemão. E para Massa, já que o kevlar que foi parar embaixo da sua Williams saiu do pneu furado de Hamilton.

Rosberg, mesmo perdendo rendimento, assumiu a liderança, enquanto Hamilton teve de cruzar toda a pista com o pneu dilacerado até conseguir entrar nos boxes e trocar os compostos, caindo para último lugar, com grande prejuízo em sua luta pelo campeonato.

Com dia claro e sem qualquer ameaça da chuva que caiu nos dias anteriores, a corrida na Bélgica foi marcada por grande alternância de posições na frente. Com uma estratégia de retardar sua troca de pneus, o australiano Daniel Ricciardo, da RBR, assumiu a liderança após o primeiro terço da corrida. Atrás dele, Bottas, Kimi Raikkonen, Rosberg, Fernando Alonso e Vettel se alternavam na caça ao líder e na disputa pelos outros lugares no pódio.

Mesmo depois de fazer sua última troca de pneus, Ricciardo ainda retornou na liderança, mas a vantagem sobre Rosberg, já consolidado em segundo lugar, caiu para cerca de três segundos. A nove voltas do fim, o piloto alemão tentou uma última estratégia, colocando pneus macios para tirar a diferença com um rendimento muito melhor que o de Ricciardo.

Rosberg voltou em quarto lugar, mas logo ultrapassou Bottas, e na volta seguinte deixou Raikkonen para trás, voltando à segunda posição, faltando oito voltas e com 20 segundos de diferença para o australiano da RBR. A emoção, ficou, então por conta da briga pelo quinto lugar, envolvendo quatro pilotos: Vettel, Magnussen, Button e Alonso, com seguidas ultrapassagens. Lá na frente, mesmo tirando cerca de três segundos por volta, Rosberg não conseguiu evitar a terceira vitória de Ricciardo, o único piloto a quebrar a hegemonia da Mercedes nesta temporada.


Fonte: Yahoo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais