Cidadeverde.com

OAB cobra melhor estrutura para coibir crimes de estupros na capital

Imprimir


 
A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Eduarda Miranda, e o presidente da Comissão de Apoio à Vítima de Violência, João Washington Melo, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (25) com o Secretário de Segurança do Piauí, Luís Carlos Alves, para discutir o índice de estupros na capital. Dados apontam que somente este ano 311 mulheres foram vítimas de estrupo em Teresina.

Com a recente prisão do autor de diversos estupros na capital, a vice-presidente da OAB considera que o momento é oportuno para discussão e incentivo de medidas que punam e coíbam esse tipo de crime. “O momento é ideal, pois temos esse exemplo de prisão realizado pela polícia e devemos somar para que seja empregado todo o esforço necessário para banir esses atos de violência na cidade”.

Os representantes da OAB protocolaram um documento junto à Secretaria de Segurança cobrando melhor estrutura e integração entre segurança e justiça contra as práticas. “Se as vítimas denunciam é porque confiam no Estado. Precisamos, sobretudo, de um bom tratamento, com o mínimo de atenção e apoio necessário, tendo em vista que quase todas as vítimas se tornam fragilizadas com a violência”. Na oportunidade, Eduarda Miranda relatou ao delegado que são constantes as queixas de vítimas em relação ao acolhimento recebido nas delegacias da mulher e na Maternidade Dona Evangelina Rosa, as duas instituições para qual devem se encaminhar as vítimas de estupro.

Sobre o assunto, o secretário concordou com a vice-presidente. “Sempre orientamos, inclusive na academia de polícia, que o servidor receba com urbanidade, pois o cidadão quando procura a polícia, já tem um receio natural. E com a vítima de violência sexual esse tratamento e atenção se torna essencial”.

Como resultado da reunião, deverá ser realizado nos próximos dias um encontro entre as diversas instituições de segurança, justiça e direitos da mulher para pontuar ações contra essa prática. Além disso, a OAB realizará uma vistoria nas principais delegacias de mulheres da capital, além do núcleo de atenção à mulher na Maternidade Dona Evangelina Rosa, a fim de sensibilizar para a atenção e apoio necessários a vítima de violência, além de orientar sobre os devidos encaminhamentos.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais